O Grupo PSA e a Dongfeng Motors (DFM) assinaram dois acordos que se irão traduzir num reforço da parceria estratégia entre as duas empresas. Nesse âmbito, as empresas apresentaram recentemente o plano ‘5A+’, uma estratégia a médio prazo para a Dongfeng Peugeot Citroën Automobile (DPCA).
Carlos Tavares e Zhu Yanfeng, Diretores Gerais que representam os dois acionistas da DPCA, foram os responsáveis que assinaram o acordo que tem como objetivo a conceção de uma versão elétrica da ‘Common Modular Platform’, projeto que tem vindo a ser desenvolvido desde abril de 2015.
“Esta futura plataforma elétrica ‘e-CMP’ permitirá oferecer, a partir de 2019 a nível mundial, modelos 100% elétricos e de elevado desempenho para os segmentos B e C, comercializados sob as marcas Peugeot, Citroën, DS e Dongfeng”, refere o Grupo PSA numa nota enviada às redações.
Para além deste projeto, foi também assinado um acordo estrutural na área dos Recursos Humanos para incrementar sinergias capazes de desenvolver os respetivos talentos numa perspetiva internacional.
“Em termos práticos, o acordo vai proporcionar o intercâmbio temporário de talentos entre as respetivas equipas operacionais nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Marketing, Produção, Finanças e Recursos Humanos. As boas práticas serão, também elas, partilhadas em todas as áreas dos Recursos Humanos, de forma a identificar potenciais campos de cooperação”, revela o Grupo PSA.
Durante a cerimónia de apresentação da estratégia, Carlos Tavares, Presidente da Direção do Grupo PSA, destacou a eficácia da colaboração entre os diversos grupos de trabalho da PSA e da DFM, bem como a importância do reforço das sinergias através da partilha de talentos. Além disso, Carlos Tavares salientou que, “a futura plataforma e-CMP representa um marco histórico na nossa parceria com a Dongfeng. Ela irá permitir acelerar o desenvolvimento de ambos os grupos a nível mundial e, ao mesmo tempo, irá ajudar-nos a cumprir os exigentes objetivos de redução das emissões de carbono previstos para 2020.”
A médio prazo, o plano ‘5A+’ deverá tornar a DPCA num “fabricante de automóveis eficiente, capaz de oferecer aos seus clientes uma gama completa de soluções de mobilidade”. Para além disso, a estratégia pretende “aumentar significativamente a satisfação do cliente em termos de produtos e serviços, com o objetivo de alcançar o terceiro lugar no ranking da indústria já em 2018, e chegar ao primeiro lugar em 2020”.
Segundo o Grupo PSA, os objetivos incluem ainda o crescimento do volume de negócios para mais de 100 000 milhões de yuans (RMB) até 2020 e “um crescimento rentável e sustentável, apoiado em aumentos de produtividade da ordem dos 30%.”