Atualmente, a ideia de autocarros urbanos a circularem sem motorista não passa de uma visão do futuro. Os projetos @City e @City-AF foram lançados para enfrentar os desafios da condução automatizada em ambiente urbano e para ajudar a progredir nessa área. A MAN Truck & Bus apoia esta iniciativa.
Num futuro próximo, espera-se que os veículos automatizados se tornem mais do que uma raridade na estrada. Mas o tráfego em áreas urbanas e metropolitanas em particular, apresenta desafios nas áreas de investigação e desenvolvimento. Afinal, o complexo ambiente de tráfego urbano requer um reconhecimento muito mais abrangente dos sistemas e situações de orientação de tráfego do que os ambientes estruturados, como a condução em autoestradas. As tecnologias utilizadas também devem ser capazes de lidar com incertezas e ambiguidades.
Os projetos @City e @ City-AF foram criados com o objetivo de encontrar soluções para satisfazer esses requisitos altamente complexos. O projeto @City-AF, lançado no verão, traduz o conhecimento adquirido na @City em funções automatizadas específicas. As duas iniciativas viram 15 parceiros da indústria automóvel – incluindo a MAN Truck & Bus – o setor da logística, o setor de desenvolvimento de software, bem como instituições de ciências investigação, unirem forças.
Com o apoio do Ministério Federal para Assuntos Económicos e Energia (BMWi) da Alemanha, que disponibilizou cerca de 20 milhões de euros em financiamento para os projetos, que trabalham em conjunto na pesquisa de funções de condução automatizada em ambientes urbanos.
“A condução automatizada é uma das principais ideias associadas ao transporte de amanhã. Poderia ajudar significativamente na redução das taxas de acidentes, além de tornar o tráfego eficiente e adequado para o futuro em áreas urbanas”, refere, em comunicado, Patrick Ernst, líder do projeto @City-AF na MAN Truck & Bus, sobre as motivações principais do compromisso. Ernst acrescenta: “O autocarro urbano automatizado terá um papel fundamental nisso. Estou convencido de que, no futuro, será parte integrante do tráfego central urbano”.
Para simular funções de condução automatizadas e possibilitar os testes em condições realistas, a MAN equipará um autocarro urbano com sensores e sistemas de atuadores, que será utilizado como veículo de teste. “Além disso, os nossos especialistas desenvolverão um assistente que ajudará a tornar possível a condução automatizada até uma paragem de autocarro”, continua Ernst. Outro objetivo da MAN Truck & Bus é estabelecer a necessidade de interação com os passageiros. Com base nas descobertas, isso será implementado como um protótipo, fazendo parte de um interface homem-máquina interno e externo. “É importante para cada parte envolvida entender o que o outro lado faz, como o homem e a máquina podem comunicar entre si e como os mal-entendidos podem ser evitados”, explica Ernst.
Um dos objetivos do projeto de pesquisa é criar uma compreensão partilhada da condução automatizada em cidades e arredores, o que também faz da @City um pioneiro na área de padrões industriais comuns. O projeto também procura desempenhar o seu papel na garantia de que o tráfego urbano futuro seja projetado para ser o mais seguro, conveniente e tranquilo possível. Os veículos automatizados destinam-se a apoiar o condutor e a melhorar a interação entre o veículo e o condutor, bem como entre o veículo e quaisquer peões ou ciclistas.