Em comunicado a ANA refere que “a esta queda não será alheia a época festiva da Páscoa, bem como o feriado nacional do 25 de Abril”, períodos onde se registou, na totalidade, uma quebra de 15,5% face a iguais épocas de 2011.
Contrariando este registo, o Aeroporto do Porto “continua a crescer” tendo apresentado uma evolução positiva de 0,4% face ao ano precedente.
A par do Aeroporto Francisco Sá Carneiro destaque também para o aeroporto das Flores que viu registado neste mês um crescimento de 58% face ao mesmo período de 2011. Em contraciclo verifica-se a queda registada no aeroporto de Santa Maria, na casa dos 41%. Estas oscilações são justificadas pelo deslocamento dos ciclos de intensidade da atividade piscatória entre as diversas ilhas.
Os aeroportos de Faro (-15.6%), Ponta Delgada (-24.6%) e Horta (-2.6%) acabam por ficar também no lote de registos negativos.
O resultado do mercado doméstico mantém-se praticamente estagnado, enquanto o internacional e União Europeia decresceram – 6,8 % e -4,6% respetivamente. A Europa (não União Europeia), caiu este mês 3.3 % registando no entanto valores positivos no tráfego com a Noruega, Turquia, Suíça e República da Moldávia (mais 0.7%, 17,0%, 11,1% e 37,6%).