Pagamento da dívida de 200 milhões da Metro do Porto garantido

O Governo vai garantir o pagamento da dívida de 200 milhões de euros da Metro do Porto, segundo informação a que a agência Lusa teve acesso através de fonte do Ministério da Economia, que terá salientado que a empresa não está em incumprimento em qualquer dívida à banca.

A agência Lusa já tinha noticiado, dia 11 de julho, que a empresa tinha de liquidar, em meados de agosto, uma dívida de 200 milhões de euros ao BNP Paribas, acrescentando que a verba ainda não tinha sido assegurada pelo Estado.  

A fonte do Ministério da Economia veio agora afirmar que a Metro do Porto, “como qualquer outra instituição, tem empréstimos bancários com determinados prazos de vencimento, mas não está em incumprimento em qualquer dívida à banca”.  

Acrescentou ainda que o “Estado Português sempre assegurou o cumprimento integral, atempado e escrupuloso de todas as suas obrigações financeiras perante terceiros, quer do Estado Central, quer de todos os organismos públicos”, dando assim a entender que fará o mesmo no caso da Metro do Porto, refere a Lusa.  

Em abril, a Metro do Porto pagou 100 milhões à banca (Millennium bcp), depois de ter sido encontrada “uma operação financeira com a Direção-Geral do Tesouro e Finanças”.  

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever