Quanto ao Veta02, o Porto de Sines afirma ser útil para “transportar contentores especializados e adequados para eventuais intervenções em situações de emergência nos mais variados cenários. Esta viatura apresenta características distintas das já existentes por facilmente poder ser equipada com contentor para fornecer iluminação e energia eléctrica no teatro de operações, contentor de ar para respiração, contentor de salvamento em altura e espaços confinados, contentor de intervenção HazMat para apoiar operações com matérias perigosas e ainda um contentor para o transporte de diversos materiais genéricos necessários em caso de intervenção. O veículo dispõe ainda de um atrelado para transporte com capacidade de carga adicional para qualquer dos contentores referidos”.
Já no que toca ao Skimmer o Porto explica que “vem reforçar a frota existente com novas competências, pois está vocacionada para operar em locais de acesso restrito, como é o caso dos espaços debaixo das plataformas dos braços de carga dos terminais de granéis líquidos e petroquímico. A principal funcionalidade da embarcação é a capacidade de recuperação de óleos de todas as viscosidades, em caso de eventual acidente. O novo Skimmer, que entrará em operação no próximo mês de Janeiro, tem uma velocidade de deslocação de 13 milhas/hora sem equipamento de recolha activado e 1,5 milhas/hora com este equipamento em funcionamento”.