Para este resultado contribuíram todos os segmentos de carga, com crescimento nos granéis líquidos, granéis sólidos e carga geral, assegura a administração portuária em comunicado. O segmento de carga que mais cresceu foi o de granéis sólidos que registou um resultado excecional, com um crescimento global de 73%, correspondendo a 2.839.748 toneladas. Neste segmento, o carvão foi o tipo de carga que esteve mais em alta, crescendo 75%.
A carga geral registou um movimento total de 3.231.745 toneladas de mercadorias, destacando-se neste segmento a carga contentorizada, com um crescimento de 38% nas mercadorias movimentadas por contentor. Já na contabilidade em número de contentores, foram movimentados no porto de Sines 260.354 TEU nestes primeiros seis meses do ano, correspondendo a um crescimento homólogo de 28% e, igualmente, “ao melhor semestre de sempre”.
As exportações continuam também a registar subidas significativas, com um crescimento neste semestre de 49% face a igual período de 2011, registando-se um total de 3.324.110 Ton de mercadorias exportadas. De realçar neste segmento o crescimento do tráfego para países fora da União Europeia, representando já 71% do volume total das exportações.