smart cities

Portos nacionais registam valor mais elevado de sempre

Porto de Setúbal vai integrar 56 trabalhadores nos quadros

Entre janeiro e julho de 2017, o sistema portuário de Portugal continental movimentou cerca de 57 milhões de toneladas, o que representa um aumento de +7,1% face ao mesmo período de 2016.

Este é o valor mais elevado de sempre já que representa um crescimento de cerca de 3,8 milhões de toneladas movimentadas em relação ao período homólogo. Lisboa, Leixões, Aveiro, Figueira da Foz e Sines foram os portos que mais contribuíram para este desempenho positivo. Sines continua a liderar o movimento portuário, com uma quota de 52,9% do total de carga movimentada, de acordo com a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.

O conjunto dos portos comerciais do continente movimentaram, entre janeiro e julho de 2017, cerca de 57 milhões de toneladas, um volume superior em +7,1% ao registado no mesmo período do ano passado, que representa cerca de 3,8 milhões de toneladas movimentadas a mais. Leixões, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa e Sines apresentaram os contributos mais importantes, após uma variação de +7,4%, +21,8%, +6,4%, +26,8% e +5,1%, respetivamente.

Dos contributos mais importantes para se atingir o volume de carga apurado neste período, é de realçar o desempenho do porto de Lisboa que, além da variação percentual de +26,8%, também em valor absoluto registou o acréscimo mais elevado, cerca de +1,5 milhões de toneladas, a par de Sines que registou igualmente um acréscimo de 1,5 milhões de toneladas.

A liderança do porto de Sines mantém-se com uma quota de 52,9% do total de carga movimentada, o que representa um decréscimo de -1 ponto percentual face ao mesmo período de 2016. Seguem-se Leixões com uma quota de 19,7%, Lisboa com 12,2%, recuperando +1,9 pontos percentuais, e Setúbal, com uma quota de 7,2%, refletindo um recuo de -1,4 pontos percentuais face ao período homólogo de 2016.

O movimento global de Contentores continua a registar um número recorde ao atingir 1,12 milhões de unidades e cerca de 1,82 milhões de TEU, traduzindo acréscimos de +17,8% e +20,1%, respetivamente.

Ainda neste segmento é de realçar que Sines lidera com uma quota do volume total de TEU movimentado de 58,3%, superior em +4,4 pontos percentuais à que detinha no mesmo período de 2016. Leixões, Lisboa e Setúbal representam, respetivamente, 20%, 15,8% e 5,1%. Também é de destacar que as operações de transhipment realizadas no porto de Sines são um forte influenciador no sistema portuário nacional.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever