A Rede Ferroviária Nacional (Refer) vai assumir a gestão da obra de construção do troço de alta velocidade entre Poceirão e Caia, tarefa anteriormente entregue à Rave, empresa criada em 2000 para implementar o projecto do TGV. Esta informação foi adiantada na edição de ontem do Jornal de Notícias.
Segundo fonte oficial do Ministério das Obras Pública, a Refer teve necessidade de se reorganizar internamente para assumir esta nova função, direccionando recursos para acompanhar a execução do troço.
O Ministério assegurou também que esta alteração não é indicativa de qualquer intenção de integrar a Rave na Refer, já que as suas «missões são distintas embora complementares».
No que respeita ao futuro da Rave, a mesma fonte afirmou que a empresa «vai afastar-se deste troço para se dedicar aos restantes troços que se encontram na fase mais a montante do projecto», lembrando que a missão da Rave não é tanto gerir, mas sim realizar estudos, preparar e lançar os procedimentos de concurso.
No entanto, a revista Logística e Transportes apurou junto do consórcio responsável pelo troço que existem rumores de que a Rave possa vir a ser extinta. «Quando falamos dessa hipótese com os funcionários da Rave, eles riem-se e dizem: “Tudo pode acontecer, são decisões políticas”», refere um engenheiro da Bento Pedroso Construções.