O Porto de Setúbal tem vindo a registar desde 2013 crescimentos consecutivos nas unidades movimentadas por Roll-On/Roll-Off, “atingindo um aumento acumulado desde segmento, nos últimos três anos, na ordem dos 35%”. Quem o diz é a Associação dos Portos de Portugal (APP), num artigo publicado esta semana no seu site e em que refere que “os níveis de desempenho da NAVIPOR”, uma das principais operadoras deste segmento, têm dado um forte contributo.
“Para além do contributo inequívoco do movimento associado às viaturas do grupo Volkswagen, principalmente com ligações diretas semanais para a Alemanha (VW Logistics) e quinzenais para a China (NYK), que representam aproximadamente 65% do total movimentado no Porto de Setúbal, o aumento também se deveu e teve expressão muito significativa pelas escalas da GRIMALDI, cuja frequência passou para três navios por semana e ainda pela fixação de uma linha da Euro Marine Logistics (EML), o que demonstra a confiança das marcas e dos armadores no Porto de Setúbal – destacando-se a recente presença da Nissan e da BMW –, confirmando o mesmo como uma porta de excelência para a entrada e saída de viaturas, para Portugal e Península Ibérica e para o Mundo, tendo cada vez maior diversidade de países e portos de origem e destino”, acrescenta a APP.
Segundo a APP, “atualmente chegam a demandar o Porto de Setúbal, através do seu Terminal Ro-Ro dedicado, uma média de aproximadamente 2 000 unidades de importação por semana, com picos que chegam a atingir mais do dobro desse valor”.