Transportar encomendas por via rodoviária para destinos eurpeus é cinco vezes mais barato e com emissões de gases de efeito de estufa oito vezes mais reduzidas, isto quando comparados com o transporte por via aérea. O site www.whyflyparcels.com, lançado pela Chronopost, permite verificar isso mesmo, e indica a diferença de emissões de CO2 entre os dois meios de transportes. Disponível no sítio está também a “Calculadora Eco”, uma ferramenta que calcula a quantidade de emissões que podem ser poupadas numa rota específica, na Europa, depois de inseridos alguns parâmetros, tais como a origem e o destino, rotas alternativas, prazos, etc. O portal defende a mudança do transporte aéreo para o rodoviário no envio de encomendas dentro da Europa. Para isso demonstra em detalhe que, apesar do transporte aéreo ser mais rápido, é também mais caro e mais poluente do que o rodoviário. Em alguns casos, um transporte mais amigo do ambiente é um critério que influencia os expedidores na escolha do parceiro que vai transportar as suas encomendas.
Rodoviário mais “verde” que aéreo
Transportar encomendas por via rodoviária para destinos europeus é cinco vezes mais barato e com emissões de gases de efeito de estufa oito vezes mais reduzidas, isto quando comparados com o transporte por via aérea.