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Scania acrescenta versão de 540 cv à gama de motores de 13 litros

Scania acrescenta versão de 540 cv à gama de motores de 13 litros

A gama Scania de 13 litros foi agora complementada por uma versão de 540 cv. O novo motor – DC13 166 – destina-se principalmente a aplicações e a clientes que necessitam de muita potência e facilidade de condução, ao mesmo tempo que necessitam de sensibilidade ou limitações ao peso.

A Scania passa a oferecer, assim, cinco potências de desempenho diferentes do seu motor mais comum, o 6 cilindros em linha: 370, 410, 450, 500 e 540 cv. A nova motorização de 540 cv partilha a maioria da sua tecnologia com os “irmãos” de 500 cv, como uma unidade turbo, robusta, de geometria fixa e com rolamentos de esferas em vez de mancais de deslizamento.

Os motores DC13 têm em comum o desempenho de combustível e a utilização de apenas SCR para o pós-tratamento dos gases de escape. A robustez e as comodidades herdadas, como a Manutenção Scania com Planos flexíveis, contribuem para valores favoráveis em termos de custo e de tempo de atividade, o que origina uma economia operacional total excecional.

“Fiéis à nossa promessa de proporcionar sempre ofertas à medida, identificámos que existia a necessidade de os clientes disporem de uma versão topo de gama do nosso campeão de vendas de 13 litros”, afirma Alexander Vlaskamp, Senior Vice-President, Head of Scania Trucks, em comunicado.

“O motor de 540 cv destina-se principalmente a clientes e mercados onde os aspetos legais relativos às cargas nos eixos dianteiros os impedem de escolher um V8”, diz Vlaskamp. “No entanto, é perfeito para qualquer pessoa que precise de potência extra nas suas operações de transporte. Equipado com transmissões adequadas, este motor será igualmente bom para um camião de transporte de cargas pesadas e densas ou com cargas voluminosas e perecíveis onde reduzir o tempo de viagem é fundamental”.

Stop ao roubo de combustível
Além do novo motor, a Scania introduz, também, várias características e melhorias que têm em comum o seu compromisso com o aumento da disponibilidade.

O roubo de combustível de camiões é um grande problema para muitos transportadores em diferentes regiões. O principal problema nem sempre é o custo do combustível roubado – embora seja irritante –, mas o facto de o camião poder ficar parado durante horas antes de poder prosseguir viagem.

“Manter os camiões aptos para operação diariamente é atualmente um dos fatores mais importantes na nossa indústria “, afirma Alexander Vlaskamp. “Ao introduzir serviços inteligentes e conectados, como um alarme de roubo de combustível, oferecemos aos nossos clientes um maior controle e melhores oportunidades de que os seus camiões estejam disponíveis como pretendido.”

A Scania desenvolveu uma função de alarme que funciona localmente e, caso o cliente tenha o pacote Controle da Scania, também envia notificações por SMS e e-mail através do sistema de Gestão ­de Frotas. Quando ativado, o sistema de alarme monitoriza o nível de combustível até 65 horas, desde que o interruptor da bateria principal do camião esteja ativado. Se o nível de combustível descer repentinamente 4-8% (dependendo do tamanho do depósito), a sirene de alarme dispara.

Evitar contratempos em ciclos de carga movimentados
A Scania está atualmente também a introduzir uma melhoria no manuseamento de cargas, para camiões com caixa móvel que movimentam contentores ou outras superestruturas. Ao utilizar a suspensão pneumática para elevar ou rebaixar o camião sob a carroçaria atual, é de grande importância que o movimento seja apenas vertical. Além disso, podem ser evitados os desafios de se colocar um camião na posição certa ou o risco de, ao descarregar, danificar as pernas de apoio através de movimento horizontal.

Isto é ainda mais crucial em camiões com eixos mortos direcionáveis, uma vez que estes tendem a mover-se de forma di­ferente devido ao sistema de fole comprimido separado no eixo morto. A Scania eliminou este perigo, através da introdução de uma característica que solta automaticamente os travões no eixo morto. Com as rodas a funcionarem livremente, não é transferida qualquer força do eixo morto que possa mover o camião para fora da posição desejada.

Carroçaria conectada para maior controle
A BCI (Interface de comunicação da carroçaria) líder de mercado da Scania pode agora ser utilizado também para monitorizar e medir as funções relacionadas com a carroçaria do camião. Os dados dos sensores e os fatores que são normalmente medidos, como o peso, a temperatura, os ângulos, os alarmes, entre outros, são recolhidos nas BCI dos camiões.

Através do Scania C300 Communicator incorporado, estes dados são posteriormente enviados para o sistema FMS dos clientes (desde que o cliente tenha o serviço do Pacote Controle da Scania). Isto significa que todos os dados essenciais do veículo e da superestrutura são armazenados num único local, de fácil acesso. Isto significa igualmente que o investimento inicial para obter acesso aos dados de monitorização é reduzido.

“Ter a carroçaria conectada significa um maior controle para o transportador”, afirma Vlaskamp, concluindo que “as cargas sensíveis, como alimentos congelados, podem ser monitorizadas e documentadas durante todo o transporte, garantindo dessa forma que foram corretamente manuseadas durante todo o percurso.”

 

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