Tendências da logística

O estudo sobre as tendências globais da logística levado a cabo pelo grupo Miebach Consulting em vários países, apresenta um novo ponto de vista sobre a segurança na cadeia de provisões, infra-estruturas, estrutura das redes, subcontratação, custos logísticos e logística sustentável

O estudo sobre as tendências globais da logística levado a cabo pelo grupo Miebach Consulting em vários países, apresenta um novo ponto de vista sobre a segurança na cadeia de provisões, infra-estruturas, estrutura das redes, subcontratação, custos logísticos e logística sustentável.

Actualmente há a percepção de que a pirataria e o terrorismo são os principais problemas das empresas a nível da segurança. Este estudo mostra que 40% das empresas que nele participaram têm problemas de segurança nos processos logísticos, sendo que a pirataria e o terrorismo acabam por ser bem menos relevantes. Entre os problemas mais destacados estão os roubos, furtos e “perdas inexplicáveis”, que ocorrem sobretudo no transporte terrestre (73%) mas também no transporte marítimo (30%) e armazém (24%).

A centralização das redes é a actual tendência das empresas. Factores como os custos logísticos e a proximidade ao cliente têm contribuído para este cenário.

Outra conclusão avançada pelo estudo é que apenas 10% dos inquiridos considera o atavismo da globalização como uma possível medida na redução do impacto ambiental, depreendendo-se que aos olhos de todas as outras indústrias e regiões, os problemas climáticos devem ajustar-se a outras medidas.


 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever