Depois de Lisboa, Rio de Janeiro, Mindelo, Luanda e Maputo, cabe agora à cidade do Lobito acolher os congressistas do espaço lusófono marítimo-portuário. A organização está a cargo da administração portuária da cidade.
A iniciativa, dirigida a decisores políticos, empresários, professores universitários e investigadores ligados às atividades do Mar, do Transporte Marítimo, dos Portos, da Logística e do Transporte Ferroviário, interessados nos mercados dos Países de Língua Portuguesa, conta com uma Sessão Oficial de Abertura e outra de Encerramento.
A Primeira Sessão, presidida por José Luís Cacho, Presidente da APLOP, será subordinada ao tema “Apresentação do Estudo de Mercado do Espaço da APLOP, versão 2.0 da APP – Associação dos Portos de Portugal”, e terá como orador Carlos Seixas da Fonseca, da APP.
Serão ainda debatidos temas como “Nova Legislação Portuária – O Caso do Brasil ”, “A Segurança Marítima no Contexto da CPLP”, “A Logística dos Produtos Mineraleiros – Importância para os Mercados de Moçambique e de Angola”, “Estratégia para a Formação Marítimo-Portuária no Espaço APLOP” e “Perspetivas de Desenvolvimento do Turismo de Cruzeiros na áfrica Ocidental”.