logística

Volume de carga movimentada nos portos nacionais cresce 9,5% até março

Exportações portuguesas crescem 2

O volume de carga movimentada nos principais portos portugueses durante os primeiros três meses do ano cresceu cerca de 9,5% face ao período homólogo, para cerca de 20,9 milhões de toneladas.

De acordo com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, este incremento resulta do aumento de 21,6% no porto de Sines e do crescimento de 17,5% no porto da Figueira da Foz. Os portos de Leixões e Aveiro registaram, também, variações positivas, de 5,2% e 0,5%, respetivamente.

Por outro lado, neste período, os portos de Viana do Castelo, Lisboa e Setúbal registaram quebras de -9,8%, -4,9% e -5,8%, respetivamente. Segundo os dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, “Sines mantém a posição cimeira sendo responsável por 47,8% do total da carga movimentada, seguindo-se Leixões com 21,3%, Lisboa com 13,5% e Setúbal com 8,9%.”

O movimento de contentores atingiu 582,9 mil TEU, ultrapassando o valor do período homólogo em 2,1%, mantendo-se como o valor mais elevado de sempre registado nos períodos homólogos. A marca de melhor período janeiro-março de sempre verificou-se nos portos de Sines e Setúbal, em resultado de variações positivas face a 2014 de, respetivamente, 3% e 0,3%.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever