Administração da CP Carga despedida

Administração da CP Carga despedida

A administração da CP Carga foi demitida pela administração da CP, depois de ter reagido positivamente aos pedidos do Sindicato Nacional dos Caminhos de Ferro (SMAQ), em não cortar os salários dos funcionários daquela empresa pública.

Através de documentos a que o jornal SOL teve acesso, é possível conhecer a posição da CP Carga, que afirma ter-se comprometido a “desenvolver, junto do Acionista e da Tutela, todos os esforços no sentido de ser concedido um regime de exceção” nos cortes salariais, através de um acordo assinado na semana passada com o SMAQ. Esta posição foi alegadamente tomada à revelia da CP e Governo numa altura em que a Tutela havia imposto cortes salariais nas empresas públicas entre 3,5 e 10% do vencimento.

Uma fonte da CP, ouvida pelo SOL, explicou que “o motivo da substituição foi a quebra da relação de solidariedade” entre administração da CP e da CP Carga.

No acordo feito com a SMAQ lê-se que a “exploração ferroviária de mercadorias tem particularidades intrínsecas pela necessária adequação da oferta à procura, que torna incompatível e absolutamente inadequada a aplicação das regras da contratação do trabalho público referidas”. “A aplicação deste regime reduziria a capacidade de oferta permanente da empresa entre os 25% e os 30%”, justificam as partes envolvidas no acordo.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever