O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações aproveitou a visita ao Porto de Leixões, no passado dia 18 de Junho, para destacar a crescente actividade dos portos portugueses nos primeiros quatro meses deste ano.
António Mendonça avançou com os dados: só no Porto de Leixões a carga de contentores subiu 8,4%, já no Porto de Aveiro o movimento de mercadorias cresceu cerca de 41,5%. Viana do Castelo viu a sua actividade crescer em mais de 60% e o Porto de Setúbal registou um aumento da carga de contentores de 143,5%. O Porto de Sines não foi excepção, com um movimento total de mercadorias 18,3% superior ao do período homólogo e com um aumento da carga de contentores de 58,2%.
Segundo o ministro, Portugal tem uma posição geográfica privilegiada, porque, muito embora seja um país periférico em relação à Europa, é extremamente central «quando observado da perspectiva do comércio deste espaço comunitário com o mundo».
«Este país está dotado de uma grande linha de costa com portos de águas profundas, o que lhe confere uma vantagem competitiva que será tão mais importante quanto mais se desenvolvam as relações Norte ? Sul e ainda as novas oportunidades geradas pelo aumento de capacidade do canal do Panamá», afirmou António Mendonça, no mesmo dia, durante a conferência “O Porto de Leixões e o Mercado Global – Comunidade Económica dos PALOP”.
No âmbito da conferência, António Mendonça não deixou de referenciar os portos dos Países de Língua Oficial Portuguesa, que bem articulados com os portugueses constituem, a seu ver, uma rede de elevado potencial.