No primeiro semestre deste ano, o tráfego de carga aérea nos Aeroportos ANA registou um crescimento de 19,4% relativamente ao período homólogo. Este aumento traduziu-se numa movimentação de mais 11,1 mil toneladas de carga do que no primeiro semestre de 2009.
Os Aeroportos de Lisboa e Porto foram os que mais contribuíram para este incremento, com crescimentos no período em análise de 21,7% e 17,5%, respectivamente.
Em termos de mercado, os países que mais peso tiveram neste resultado foram o Brasil, em primeiro lugar, a Alemanha e a Bélgica em segundo e terceiro lugar.
No caso do Brasil, o tráfego de carga aérea, num total de 4 792,6 toneladas, acompanhou o bom desempenho do tráfego de passageiros, que registou um aumento 31%. Só a TAP Portugal obteve no mesmo período um crescimento de 45,7% no tráfego de carga para o Brasil. «Sendo um mercado com uma previsão macroeconómica bastante favorável (?) é de esperar uma continuidade na tendência de evolução positiva deste tráfego. De referir ainda que a abertura da nova rota da TAP Portugal para Campinas Viracopos só irá reforçar ainda mais esta tendência», explica a ANA em comunicado.
Por outro lado, o crescimento do mercado alemão deveu-se essencialmente ao bom desempenho do integrator UPS, quer em Lisboa quer no Porto. A operação full cargo da TAP Portugal para Frankfurt foi também responsável pela evolução deste mercado que atingiu um peso de carga de 1 930,4 toneladas.
O aumento do tráfego de carga aérea entre Portugal e Bélgica resultou de um bom desempenho do integrator TNT a partir de Lisboa e Porto para o seu hub europeu em Liege.
Também no caso do México se verificou um aumento significativo, explicável pelo crescimento da operação de carga aérea da Air France que liga a Cidade do México ao Porto com carregamentos da Inditex (Zara, Massimo Dutti e outros).