Assim, o sistema vigente era o de yield management em que as tarifas serão diferenciadas em função da procura, no caso do preço dos comboios de longo curso.
Mas a mudança mais estrutural prende-se com a implementação do Plano Estratégico dos Transportes (PET), que terá de avançar até ao último trimestre de 2012, estabelece a revisão do Memorando de Entendimento, segundo avança o jornal Público.
Segundo a versão a que este jornal teve acesso, pode-se ler que o Governo terá de “atrair novas companhias de aviação low cost, dando uso às infraestruturas existentes”.
Já no que diz respeito às privatizações, a CP Carga tem fixada para data de venda meados de 2012, assim, como a gestora aeroportuária ANA e a TAP, o serão até ao final do próximo ano. A CP Carga terá ainda que, segundo o documento, transferir os seus terminais ferroviários para “outra entidade que garanta um acesso que não discrimine os operadores de transporte de mercadores”.
Transversal para todas as empresas do setor é a continuidade da manutenção do equilíbrio orçamental, sendo que para a Refer, a fasquia da redução das despesas foi colocada nos 23%.