As construções do Túnel do Marão e da Auto-Estrada Transmontana, que se tornarão vias alternativas ao IP4, vão reduzir a sinistralidade rodoviária entre 40% a 60%, revela o Ministério da Administração Interna (MAI).
O primeiro lanço do Túnel do Marão tem o início de construção previsto para este ano, devendo estar concluído em 2010, enquanto que os restantes estarão prontos em 2012. Também o primeiro lanço da Auto-Estrada Transmontana, que começará a ser construída em Março, deverá estar concluído em Novembro de 2010, estando o prazo de conclusão dos restantes troços previsto para Julho de 2011.
Ainda de acordo com o MAI, a «profunda requalificação» prevista para da Estrada Nacional 125 ? Algarve Litoral ? terá também um «forte impacto na diminuição de acidentes».
Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram no ano passado menos 82 mortos e 529 feridos graves do que em 2007, revelam dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Desde 2000 que se regista uma diminuição do número de vítimas mortais.