A Toyota confirma a inclusão de conectividade, como standard, em toda a sua gama de equipamentos de armazém. “Comprometemo-nos a fornecer a tecnologia para apoiar os nossos clientes na eliminação de desperdício nas suas operações e para uma logística lean”, afirma Matthias Fischer, presidente e diretor executivo da Toyota Material Handling Europe.
Todos os equipamentos de armazém produzidos na fábrica da Toyota em Mjölby na Suécia serão “Equipamentos Inteligentes” – equipados com a tecnologia necessária para transmitir dados de atividades e diagnósticos, que serão automaticamente coletados numa base de dados centralizada, permitindo à Toyota e aos clientes trabalhar com esta informação.
Para os clientes, isto significa que podem medir com precisão a performance dos equipamentos e ter uma perceção clara do desempenho do operador, para além de poder gerir choques e a eficiência em áreas-chave, como a utilização de baterias. “O objetivo é maximizar a utilização e, portanto, reduzir o desperdício associado a equipamentos inativos, bem como, adotar medidas para reduzir erros e danos associados”, admite a empresa, em comunicado.
Esta nova funcionalidade prevê que os clientes suportem apenas uma pequena subscrição mensal para aceder a relatórios estruturados, disponíveis no portal Toyota I_Site e por meio de aplicativos móveis associados. Não carece de qualquer custo adicional em hardware. Mesmo os clientes que optarem por não subscrever o serviço mensal de I_Site Premium, podem, durante o primeiro ano, consultar alguns dados gerais, como a lista da frota e as horas de trabalho, sem nenhum custo associado.
A Toyota poderá usar os dados coletados a nível global para se preparar para novos avanços, como a manutenção preditiva com base nas horas reais de operação, e nos programas de aluguer adaptados à utilização, reconhecendo que, “tal como os nossos clientes, estamos a transitar para uma era digital, na qual o acesso à informação pode fazer uma diferença drástica nos resultados”.
Em Portugal, já existem no mercado mais de 1000 equipamentos Toyota com a solução de serviço I_Site e desde o início do ano 2019 que os equipamentos entregues pela Toyota Caetano Portugal aos seus clientes, já são Equipamentos Inteligentes.
“Na Toyota, utilizamos sempre o pensamento lean nas nossas operações, o que significa ter como objetivo zero desperdícios. Estamos certos que o compromisso com o fornecimento de Equipamentos Inteligentes ajudará os nossos clientes a perseguir esse objetivo”, conclui a companhia.