O novo site da Helexia, sob o propósito da descarbonização, está a utilizar o conceito Sustainable Web Design – uma abordagem sustentável que visa projetar serviços na Web que colocam as pessoas e o planeta em primeiro lugar.
De acordo com a empresa, o site foi produzido de forma a consumir menos energia e a medir automaticamente os consumos na sua navegação. No final de cada ano a Helexia compromete-se a compensar o CO2 emitido na sua utilização.
Também o alojamento do site é assegurado num datacenter que utiliza energia verde: “Trata-se de um site ambientalmente responsável e eficiente. Sendo o digital, principalmente o website, uma ferramenta importante no nosso negócio, tem de estar de acordo com o nosso propósito, razão pela qual lançamos um “website descarbonizado para descarbonizar”, afirma o diretor de Marketing e Comunicação da Helexia Portugal, João Guerra.
O antigo site da Helexia produzia num ano, com 100 mil pageviews mensais, 2,8 toneladas de CO2, o que equivalia ao que 130 árvores absorvem num ano. Já o atual site da Helexia, para os mesmos acessos mensais, produz 0,9 toneladas de CO2, o que equivale ao que 50 árvores absorvem num ano. Existe uma redução de 32% de emissões de CO2.