Descarbonização

Programa de Aceleração e Ideação premiou projetos de bioeconomia azul sustentável. Conheça-os

Programa de Aceleração e Ideação premiou projetos de bioeconomia azul sustentável. Conheça-os Direitos Reservados

No âmbito do evento “Blue Bioeconomy: A path forward”, foram anunciados os vencedores do Blue Bio Value 2024 Aceleração e Ideação, que reconhece projetos de destaque no setor da bioeconomia azul sustentável.

O programa é promovido pela Fundação Oceano Azul, em parceria com a BlueBio Alliance e implementado em colaboração com a maze impact.

Conheça os vencedores do programa de Aceleração:

  • A startup Everything Seaweed, dos Estados Unidos da América (EUA), utiliza algas para desenvolver um novo material biodegradável, que impermeabiliza produtos de papel, uma alternativa aos PFAS, os chamados “químicos eternos”, e outros sintéticos nocivos para o ambiente e para a saúde humana.
  • A Deep Bluebiotech, da Grã-Bretanha, utiliza cianobactérias e recorre à Inteligência Artificial (IA) para desenvolver cosméticos sem origem em combustíveis fósseis. Um dos seus primeiros produtos é substituto do ácido hialurónico, muito utilizado na cosmética.
  • A PhyCo, do Canadá, trabalha em parceria com comunidades locais para transformar algas cultivadas num bioplástico substituto do polietileno. Este composto, destinado à indústria agrícola, é sustentável por ser compostável e não ter origem no petróleo.

De acordo com o comunicado de imprensa, os vencedores do programa de Aceleração vão receber um prémio total de 45.000 euros, destinado a impulsionar a expansão das suas soluções no mercado global através da Blue Demo Network, uma rede de serviços de bioeconomia azul em Portugal que apoia a inovação tecnológica e de mercado.

A nota de imprensa também explica que, durante 10 semanas, 19 startups de 10 países diferentes, beneficiaram de apoio, mentoria e networking no ecossistema bluebiotech, com foco em Portugal. Além disso, também tiveram a oportunidade de estabelecer contactos com alguns dos principais players da bioeconomia azul em Portugal.

O programa de Aceleração Blue Bio Value é destinado a startups que desenvolvam soluções descarbonizadoras e sustentáveis com base em biorrecursos marinhos, promovendo a recuperação dos ecossistemas marinhos e tirando partido do enorme potencial que um oceano saudável pode ter na criação de produtos e serviços, explica a comunicação.

Conheça agora os vencedores do programa de ideação:

  • A MarineBioTex, que desenvolve matérias-primas para a indústria têxtil a partir de biorrecursos marinhos, produzindo soluções sustentáveis para tingimento e revestimento numa indústria com enormes desafios de sustentabilidade.
  • A PhycoFerm, que produz biomassa de alta qualidade para os setores alimentar e nutracêutico, através da otimização da produção de microalgas e de processos de fermentação.

O programa Ideação teve como objetivo facilitar a transição de projetos da academia para o mercado, fornecendo aos participantes as ferramentas, a rede e o financiamento inicial necessários para transformar ideias inovadoras e aplicações de biotecnologia azul em soluções de negócios circulares e sustentáveis.

Na edição deste ano, participaram 10 equipas, compostas por mais de 23 cientistas, engenheiros, gestores e empreendedores de todo o país. As 6 semanas de formação incluíram módulos sobre diferentes temas, workshops, momentos de networking com especialistas nacionais e internacionais, bem como encontros com os founders da comunidade Blue Bio Value Alumni.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever