Circularidade

Salsa Jeans lança edição limitada de peças totalmente biodegradáveis

Peças de roupa totalmente biodegradáveis? Salsa Jeans lança edição limitada Direitos Reservados

A Salsa Jeans lançou a sua primeira coleção de peças 100% biodegradáveis, que visa refletir o seu compromisso com a utilização mais responsável dos recursos.

A edição, criada após quatro anos de investigação e desenvolvimento, é composta por três modelos de jeans – dois femininos e um masculino – e um casaco unissexo, estando disponível na loja online da marca e em lojas selecionadas: 10 em Portugal e oito em Espanha.

De acordo com o comunicado de imprensa, as peças de roupa foram fabricadas integralmente em algodão ou com uma pequena percentagem de elastano, para garantir maior elasticidade/flexibilidade. Além disso, são compostas por linhas de costura em 100% algodão, botões biodegradáveis com 75% de material orgânico, bordados, etiquetas e forros em algodão sustentável complementam o design.

A comunicação dá ainda conta de que as peças foram submetidas a testes rigorosos pela Bureau Veritas, entidade especialista em inspeção e certificação.

Seguindo a norma internacional EN 13432, os testes confirmaram a biodegradabilidade e compostabilidade dos materiais. No final da sua vida útil, as peças podem ser compostadas em ambientes adequados, onde humidade, oxigénio, calor e microrganismos as transformam em nutrientes para o solo.

“O objetivo foi encontrar os materiais e técnicas de produção que nos permitissem fazer chegar ao mercado um conjunto de peças verdadeiramente pioneiras. Sabemos que outras marcas já apresentaram denimwear biodegradável, mas com a obrigatoriedade de remoção de componentes para garantir a sua decomposição completa. Este não é o caso desta edição limitada, que é 100% biodegradável, sem necessidade de remoção de qualquer elemento”, sublinhou Hugo Martins, CEO da Salsa Jeans.

E continua acrescentando que este lançamento “vai permitir agora testar, junto dos nossos clientes, a atratividade e funcionalidade destas peças. Com o seu feedback, podemos tirar conclusões sólidas e melhorar continuamente a produção dos nossos produtos atuais”.

“Now & Then: A Life in Denim” é o conceito que sustenta este lançamento e, segundo a comunicação, “dá vida a uma campanha mais ampla da Salsa Jeans, baseada na transformação e na sustentabilidade”.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever