Descarbonização

O trabalho contínuo do El Corte Inglés pela sustentabilidade

O trabalho contínuo do El Corte Inglés pela sustentabilidade

Respeito pelo ambiente, responsabilidade social, poupança energética, aposta em energia renovável, redução de desperdício alimentar, consumo sustentável entre outros objetivos fazem parte do compromisso do El Corte Inglés em construir alianças sólidas para avançar na concretização dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Já não é apenas um desafio ou um tema a debater amanhã. A sustentabilidade faz parte do ADN do El Corte Inglés, em várias frentes, com o apoio de muitos parceiros locais, nacionais e internacionais e a celebração de acordos com organizações não governamentais, tanto a nível social como ambiental.
As alterações climáticas estão no topo dos desafios globais do El Corte Inglés. Na última década foram verificados os anos mais quentes de que há registo e torna-se urgente a adaptação do setor face a esta problemática. Como parte da estratégia ambiental do grupo, desde 2019, a insígnia tem o objetivo de que 100% da energia adquirida seja exclusivamente de fontes renováveis com certificado de origem sustentável e com zero emissões de CO2.

“O El Corte Inglés procura minimizar o impacto natural da sua atividade e assume a responsabilidade de garantir que o seu modelo de negócio responda às necessidades de todos”

Rumo à Descarbonização

Em 2022, o El Corte Inglés Portugal aderiu ao Roteiro para a Descarbonização do Setor da Distribuição e ao Pacto do Porto para o Clima, assim como anteriormente, tinha assinado o Pacto de Mobilidade Empresarial para a cidade de Lisboa.
No âmbito da estratégia de redução das emissões de CO2, o destaque vai para a aposta no aumento da frota de carrinhas 100% elétricas para concretizar as entregas de compras online. Ao longo dos anos têm sido muitas as iniciativas que o El Corte Inglés tem desenvolvido para a promoção da mobilidade sustentável e contribuir assim para o combate às alterações climáticas. São exemplos disso, o “apagão” no Dia Mundial da Poupança Energética, a adesão à “A Hora do Planeta” promovido pela WWF, assim como, a disponibilização de pontos de carregamento de veículos elétricos nas lojas de Lisboa e Gaia-Porto. Mas também a promoção do uso de bicicleta junto dos colaboradores, dos seus clientes e da sociedade em geral com três espaços de estacionamento na loja de Lisboa para todos os cidadãos, e três outros só para funcionários nas lojas de Lisboa, Gaia e no armazém de Alcochete.

Resíduo Zero

O El Corte Inglés implementou o Modelo Resíduo Zero que lhe permitiu ser pioneiro na obtenção do Certificado da AENOR Resíduo Zero. Esta certificação reconhece as organizações que valorizam as distintas frações de resíduos que geram, evitando que tenham como destino final o depósito em aterro.
Em Portugal, o processo de implementação do modelo arrancou em 2020, nas lojas de Lisboa e Gaia-Porto e nos armazéns de Alcochete e Olival com o objetivo de receber o Certificado da AENOR em 2021. Neste momento, o El Corte Inglés Portugal obteve, pelo segundo ano consecutivo, a certificação Resíduo Zero, graças ao compromisso de reaproveitar mais de 90% dos resíduos produzidos.
Atualmente, mais de 97% dos resíduos produzidos nos grandes armazéns e nos centros de distribuição são reciclados e valorizados.

O El Corte Inglés Portugal obteve, pelo segundo ano consecutivo, a certificação Resíduo Zero, graças ao compromisso de reaproveitar mais de 90% dos resíduos produzidos

O trabalho contínuo do El Corte Inglés pela sustentabilidade

Centro logístico de Alcochete

O trabalho contínuo do El Corte Inglés pela sustentabilidade

Separação de resíduos

 

Uma cerveja que combate o desperdício

Mas o compromisso do El Corte Inglés com a sustentabilidade abarca outras áreas, entre elas, o combate ao desperdício alimentar. Com o objetivo de contribuir para a sociedade em que se insere e da promoção do desenvolvimento local, a empresa implementa alguns projetos e envolve-se de forma ativa com diversas entidades. Este vínculo com a sociedade tem grande relevância na sua atividade e são várias as instituições com as quais colabora diariamente no âmbito do combate às desigualdades e ao desperdício alimentar.
No último ano, foram doadas mais de 100 toneladas de alimentos, 17 toneladas de alimentos recolhidos nas lojas do El Corte Inglés pelo Banco Alimentar Contra a Fome, três toneladas de brinquedos entregues à Cruz Vermelha Portuguesa e uma tonelada de alimentação animal a reverter para a Animalife.
Também no âmbito da responsabilidade social e com o contributo de várias áreas, o El Corte Inglés tem vindo a diferenciar-se. O projeto “É uma cerveja” é um projeto que enche toda a equipa de orgulho, não apenas porque se produziu mais de três mil litros de uma cerveja artesanal, em pouco mais de um ano, tal é a sua qualidade e aceitação junto do consumidor num segmento de mercado muito concorrencial, mas, acima de tudo, pelo racional do projeto.
“É Uma Cerveja” é muito mais do que o nome indica. De vidas desacreditadas, a Associação Crescer faz profissionais qualificados, do pão que sobra nos supermercados do El Corte Inglés, a Oitava Colina faz esta cerveja. Nada se perde e tudo se transforma, para melhor. É uma cerveja de trigo, de cor negra, cremosa, onde o sabor a pão ganha espaço por entre os maltes torrados e caramelizados.

O trabalho contínuo do El Corte Inglés pela sustentabilidade

À venda nos supermercados Supercor e Club Del Gourmet no El Corte Inglés, pode também ser encontrada nos espaços da Oitava Colina e nos restaurantes da Associação Crescer. Parte da receita das cervejas vendidas no El Corte Inglés reverte para esta associação que dedica a sua atividade a apoiar quem mais necessita.
O El Corte Inglés procura minimizar o impacto natural da sua atividade e assume a responsabilidade de garantir que o seu modelo de negócio responda às necessidades de todos. Toda a equipa trabalha diariamente na sustentabilidade do negócio, reduzindo o impacto das ações, aumentando a oferta de produtos sustentáveis, cuidando das pessoas e partilhando o valor gerado com a comunidade.
A digitalização assume um papel fundamental na oferta de soluções mais sustentáveis, num mundo que caminha para a descarbonização. No próximo ano, o El Corte Inglés terá novos projetos – alguns deles já em curso – que atestam o compromisso da empresa com a sustentabilidade, com foco na necessidade de garantir a melhor experiência de compra, respondendo às novas exigências em termos de sustentabilidade dos produtos e serviços que são disponibilizados e manter a solidez e confiança pela qual a empresa é reconhecida.

A sustentabilidade do El Corte Inglés em números

  • 97% de resíduos aproveitados
  • Mais de 3 mil litros de cerveja produzidos e vendidos, com a utilização de mais de 200 kg de desperdícios de pão
  • Mais de 100 toneladas de alimentos doados e angariados, o equivalente a 200 mil refeições