Investigadores da Pennsylvania State University (PSU) desenvolveram uma nova tecnologia que permite carregar as baterias de veículos elétricos (VE) em dez minutos.
“A necessidade de baterias de carregamento mais pequena e rápida é maior do que nunca”, disse o principal autor do estudo, Chao-Yang Wang. Citado, em comunicado, o responsável explica a razão por detrás desta inovação: “Simplesmente não há baterias suficientes e matérias-primas críticas, especialmente as produzidas internamente, para satisfazer a procura prevista.”
“A nossa tecnologia de carregamento rápido funciona para a maioria das baterias e vai abrir uma nova possibilidade de reduzir o tamanho das baterias de veículos elétricos de 150 para 50 kWh sem fazer com que os condutores sintam ansiedade sobre o seu alcança “, revela o investigador.
A vantagem deste tipo de tecnologias é que vai permitir reduzir “o drasticamente o custo da bateria e o uso de matérias-primas críticas como o cobalto, grafite e lítio, permitindo a adoção em massa de carros elétricos a preços acessíveis”.
O método utilizado
A tecnologia desenvolvida baseia-se na modulação térmica interna, um método ativo de controlo de temperatura para exigir o melhor desempenho possível da bateria, uma vez que manter as baterias consistentemente à mesma temperatura permite uma maior eficiência.
Em vez de criar um sistema de aquecimento e arrefecimento externo, os investigadores apostaram na regulação da temperatura dentro da bateria. A nova estrutura adiciona uma folha de níquel ultrafina como o quarto componente além do ânodo, eletrólito e cátodo.