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Vamos juntos TransforMAR os oceanos!

Vamos juntos TransforMAR os oceanos!

O Lidl Portugal e o Electrão juntaram-se para mais uma edição do programa TransforMAR. Ao longo de seis anos e depois de mais de 227 toneladas de resíduos plásticos retirados das praias e mares portugueses, o programa vai este ano premiar projetos que contribuam para a proteção dos oceanos e dos ecossistemas aquáticos.
O ambiente e a preservação do planeta são, para o Lidl Portugal, objetivos fundamentais no que à sua estratégia de sustentabilidade diz respeito. “Mais Lidl’ é o princípio orientador que leva o retalhista a cumprir, todos os dias, a sua promessa de qualidade ao melhor preço, com a sua cadeia de valor sempre em mente, e trabalhando para um presente e futuro harmoniosos e sustentáveis a todos os níveis.
E porque é a natureza que assegura o sustento das gerações futuras, o retalhista mantém um profundo empenho na proteção do ambiente, em várias frentes, com compromissos e projetos que procuram endereçar eixos vitais como o clima, a biodiversidade ou uma utilização consciente dos recursos naturais.
Nesse sentido, o Lidl lançou há sete anos o TransforMAR, em parceria com o Electrão – e que ao longo dos anos tem contado com o apoio de várias entidades como a  Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ou a Quercus -, que procura abordar a problemática do plástico e sensibilizar a comunidade para a importância e princípios da economia circular. Como? Sensibilizando os veraneantes em praia para a importância de uma boa conduta ambiental, convidando-os a colocarem em depósitos próprios os resíduos de plástico e metal que utilizam, e removendo plástico e outro lixo marinho da costa portuguesa, reaproveitando os recursos recolhidos e dando-lhes sempre uma nova vida.
Desde 2018 que o TransforMAR já recolheu mais de 227 toneladas de plástico nas praias portuguesas. Este foi transformado num benefício direto para a comunidade – em aparelhos desportivos e mobiliário urbano, em donativos monetários para Instituições Sociais com projetos de impacto ambiental, em t-shirts 100% feitas a partir de plástico reciclado ou em sacos de fibras produzidos a partir e redes de pesca abandonadas no oceano que danificam os habitats marinhos.
Este ano, o programa promove o ‘Prémio TransforMAR’, que premiará com 30 mil euros três projetos que contribuam para a proteção dos oceanos e dos ecossistemas aquáticos. As inscrições já estão abertas em programatransformar.pt, decorrendo até ao dia 10 de setembro,  e podem candidatar-se projetos nas áreas de redução de plástico nos oceanos, limpeza dos mares e orla costeira, transformação e/ou reciclagem de resíduos marinhos, proteção das espécies marinhas e sensibilização e/ou educação ambiental.
A par do Prémio TransforMAR, em 2024 o programa estará presente em 10 praias de norte a sul do país, durante o mês de agosto, com a dinamização de atividades de sensibilização para toda a família, e prossegue com a sua  aproximação à comunidade escolar, promovendo ações lúdico-pedagógicas para crianças em colónias de férias.

Adicionalmente, em parceria com a ONG Brigada do Mar, que se associa pelo 5ª ano consecutivo ao TransforMAR,  serão realizadas 18 ações de limpeza tanto da costa portuguesa, em praia, como dos rios, com o objetivo de recolher grandes quantidades de resíduos plástico, contribuindo para a descontaminação e proteção daquelas zonas, bem como dos ecossistemas aquáticos.
O TransforMAR é, no entanto, apenas um dos eixos da estratégia internacional de abordagem ao plástico delineada pelo Grupo Schwarz, ao qual o Lidl pertence, que procura alcançar uma visão de “Menos Plástico – Circuitos Fechados”. Esta estratégia tem definidas cinco áreas de atuação: evitar a utilização do plástico, sempre que possível e de forma sustentável; a conceção de produtos e embalagens recicláveis e o incentivo a sistema de economia circular; a recolha, separação e reciclagem do plástico, fechando o ciclo dos materiais; o apoio à remoção de plástico do ambiente e, por último, o investimento na investigação e desenvolvimento de soluções inovadoras, assim como a partilha de informação sobre reciclagem e conservação de recursos.

 

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