O TransforMAR, projeto do Lidl Portugal em colaboração com o Electrão, regressou às praias portuguesas para a época balnear 2023 com a sua 6ª edição, recolhendo resíduos plásticos com o intuito de lhes dar uma nova vida, através da sua reutilização e reciclagem. Segundo o Parlamento Europeu, estima-se que, por ano, entrem nos oceanos 4,8 a 12,7 milhões de toneladas de plástico. Se nada for feito, em 2050 haverá mais plástico do que peixes no mar.
Com a Sustentabilidade presente no seu ADN, o Lidl Portugal tem vindo a ser pioneiro em diversas medidas, transversais a várias áreas de negócio da empresa, bem como a atingir metas e objetivos que comprovam o seu compromisso para com a sustentabilidade, atuando como exemplo e motivador da sociedade em que se integra – sendo conscientes do seu papel e pretendendo demonstrar que escolher o Lidl significa muito mais do que uma mera compra de um produto de qualidade, ao melhor preço. Escolher o Lidl significa apoiar uma cadeia de impacto positivo: desde os recursos à produção e aos fornecedores, passando pelas operações e apoio às comunidades. Uma cadeia empenhada em fazer melhores produtos, a quem os produz e a quem os consome.
É neste contexto que se insere o projeto TransforMAR, enquanto parte da estratégia de responsabilidade corporativa, ‘Mais Lidl’ e dos pilares ‘Mais para o Planeta’ e “Mais para a Comunidade”, procurando, por um lado, contribuir para a proteção do clima, para o respeito da biodiversidade e para a conservação dos recursos e, por outro, para a sensibilização da comunidade, através de objetivos e medidas concretas, respeitando a biodiversidade, a proteção do clima e a conservação de recursos.
Lançado em 2018, o TransforMAR é um projeto do Lidl Portugal, juntamente com o Electrão, em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Brigada do Mar e Marinha Portuguesa, contando com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e Quercus. Alinhado com a Estratégia Europeia para os Plásticos e com as resoluções do Governo para a redução, reutilização e reciclagem do mesmo, com vista à transição para uma economia circular, o TransforMAR tem como objetivos, desafiar os veraneantes a darem um destino adequado aos resíduos de plástico e metal, remover plástico e outro lixo marinho da costa portuguesa e, por último, promover a economia circular ao reaproveitar os recursos recolhidos, dando-lhes sempre uma nova vida.
De facto, de acordo com o Electrão e os dados disponíveis de 2022, no nosso país, apenas 50% das embalagens de plástico são recolhidas e recicladas, com impacto significativo no ambiente, pelo que o TransforMAR está de regresso este Verão para sensibilizar para a importância de uma boa conduta ambiental e para os princípios da economia circular.
Atualmente na sua 6ª edição, o TransforMAR já recolheu mais de 180 toneladas de resíduos plásticos e de metal nas praias portuguesas nas suas últimas cinco edições e com contributos diretos para a comunidade.
Em 2018 foram produzidos aparelhos de atividade física a partir de plástico reciclado, em 2019 foi produzido mobiliário urbano a partir deste material, em 2020 e 2021 foram entregues donativos para Instituições Sociais com projetos de impacto ambiental e em 2022 foram produzidas t-shirts, 100% de plástico reciclado, entregues em dinâmicas realizadas nas praias aderentes do projeto, como forma de sensibilizar a população.
Este ano, o TransforMAR voltou a atuar em quase 30 praias, marítimas e fluviais, de norte a sul do país. Para além da implementação de depósitos próprios para recolha e reciclagem de plástico e metal nas praias – os já reconhecidos cubos do TransforMAR -, e da dinamização de atividades de sensibilização para toda a família, o projeto impactou, pela primeira vez, crianças em colónias de férias, através de ações lúdico-pedagógicas, promovendo uma aproximação do projeto às escolas. Os resíduos plásticos e metal recolhidos nestes depósitos serão entregues aos municípios, para que entrem no circuito de reciclagem. Adicionalmente, através de um protocolo de colaboração com a Marinha Portuguesa, o TransforMAR irá financiar operações de recolha de redes de pesca em alto mar, um material regularmente deixado na água, que coloca em perigo as espécies marinhas e ameaça também a saúde humana. Anualmente em Portugal, a Marinha e as Autoridades Marítimas removem cerca de 6 toneladas de redes de pesca do oceano.
Sendo a promoção dos princípios da economia circular um dos pilares do projeto, as redes recolhidas nestas operações serão transformadas em sacos de fibras recicladas, cujo valor de venda reverterá para apoiar a Marinha Portuguesa na prossecução da atividade de preservação do habitat marinho. Os mesmos serão vendidos posteriormente através do site da Skizo, uma empresa de impacto social e ambiental, que usa a ciência dos materiais para trazer inovações têxteis por meio de produtos de estilo de vida diário – empresa que irá transformar as redes de pesca em sacos de fibras recicladas, ao abrigo da 6ª edição do TransforMAR.
As redes recolhidas nestas operações serão transformadas em sacos de fibras recicladas, cujo valor de venda reverterá para apoiar a Marinha Portuguesa na prossecução da atividade de preservação do habitat marinho
Ana Burmester, responsável de CSR e Sustentabilidade no Lidl Portugal refere que “O projeto TransforMAR tem sido fundamental para o desenvolvimento da nossa missão de sensibilizar a população para um consumo mais sustentável e para reforçar o nosso compromisso em cuidar do planeta, procurando todos os anos, dar um passo em frente. Somos conscientes da importância do nosso papel enquanto impulsionadores de uma sociedade mais atenta para as questões ambientais e por esse motivo consideramos fundamental continuar a desempenhar este papel de sensibilização das comunidades para a importância da reciclagem e da economia circular”.
Além das praias ao abrigo do projeto, foram identificadas zonas de risco elevado de contaminação dos oceanos, em que o projeto irá atuar através de ações de limpeza na costa portuguesa, com o apoio da Brigada do Mar, parceira do projeto desde a 3ª edição, exponenciando o seu alcance. Estão previstas 6 ações terrestres e 3 subaquáticas, com o objetivo de recolher grandes quantidades de resíduos plástico, promovendo a descontaminação das zonas mais poluídas.
Ana Burmester acrescenta “Queremos continuar a desenvolver projetos e a adotar medidas que espelhem um impacto positivo na proteção do nosso planeta e das comunidades, pois acreditamos que só assim conseguiremos garantir um presente e um futuro mais sustentável, em todas as suas vertentes. Com toda a cadeia de valor em mente, estamos a preparar o Lidl Portugal para o futuro. Um futuro que está em harmonia com o ambiente, que coloca as pessoas no centro das nossas ações e que contribui para um consumo mais sustentável. “Mais para o planeta”, “Mais para a comunidade” e “Mais para si” descrevem o nosso compromisso com a sustentabilidade.