Branded Content

Valorpneu destaca importância da sustentabilidade na sua atividade

Valorpneu destaca importância da sustentabilidade na sua atividade ©DR

A sustentabilidade do Sistema de Gestão de Pneus Usados (SGPU) é para a Valorpneu, entidade que gere em Portugal este sistema, uma das prioridades para 2024. Para este ano a empresa tem como objetivo a adoção de práticas mais sustentáveis na gestão de pneus em fim de vida e um novo plano de ação para a economia circular. Aliás, este já foi o tema chave do 21.º encontro da Rede Valorpneu que decorreu, em novembro passado, em Vila Viçosa.
O encontro, que teve como mote “A Sustentabilidade como motor de desenvolvimento”, integrou um painel de discussão com vários convidados institucionais e associações do sector com o tema “Ciclo de vida do pneu, ciclo de sustentabilidade”.
Com mais de 20 anos de atividade a gerir o sistema de pneus usados em Portugal, evitando a sua deposição em aterro e encaminhando-os para vários destinos por forma a serem reintegrados na economia, a Valorpneu assume o compromisso com os princípios orientadores do desenvolvimento sustentável, assentes na proteção do ambiente, na criação de valor e na qualificação de recursos humanos no âmbito do sistema que gere.
De acordo com o relatório de atividade de 2023, o balanço ambiental e estratégico do SGPU no ano passado foi bastante positivo, tendo sido avaliado em todas as operações da cadeia de valor da entidade gestora de pneus usados em Portugal.
A ação da Valorpneu na gestão de pneus usados permitiu o desvio dos pneus em fim de vida de aterro, o que resulta em impactos positivos em termos de emissões de carbono. No ano 2023, a redução das emissões de carbono traduziu-se, em termos médios, em 1975 kg CO2eq/ton PU, tendo sido evitada, de forma global, a emissão de cerca de 181,8 kton CO2eq.
Todas as operações inerentes ao funcionamento e gestão do SGPU resultaram numa poupança de energia através da valorização dos pneus usados. O benefício resultante do consumo evitado de energia primária, em 2023, foi de 58 690 MJ/ton PU, com uma poupança global de energia de cerca de 5401,9 TJ.
Apesar destes resultados demostrarem o nível de qualidade e padrões de prestação de serviços da Valorpneu no decorrer da sua atividade, a entidade gestora continua a procurar, de forma continua, oportunidades de melhoria do SGPU, não só ao nível da qualidade da prestação de serviço, mas também do seu desempenho económico e ambiental. A empresa renovou com sucesso as suas certificações ISO 9001 e ISO 14001 referentes aos Sistemas de Gestão de Qualidade e Ambiente (SGQA), atualizou a Declaração Ambiental relativa ao registo no Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS).
Para além disto, recentemente, a Valorpneu foi distinguida como Best EPR Scheme nos Recircle Awards 2023, pelo desempenho do seu sistema. Concorrendo com as suas congéneres da Irlanda, Suécia, Equador e Espanha, a Valorpneu foi considerada a entidade gestora que melhor gere o sistema de pneus usados no mundo. Esta distinção global teve como objetivo premiar os contributos individuais e de empresas dos sectores da recauchutagem e da reciclagem de pneus em termos de sustentabilidade e contribuição para a Economia Circular.
Segundo Climénia Silva, diretora geral da Valorpneu: “Estamos muito orgulhosos por termos recebido esta distinção nos Recircle Awards. Este prémio vem demonstrar o esforço e dedicação com que a Valorpneu e todos os nossos parceiros gerimos o sistema de gestão de pneus usados em Portugal. Já lá vão mais de 20 anos e continuamos a estar na linha da frente em todo o mundo no que diz respeito ao encaminhamento e tratamento deste resíduo. Este reconhecimento vem dar-nos força e motivação para continuarmos a construir um planeta melhor e mais sustentável”.
A Valorpneu, através do seu modelo de gestão integrado, assume ainda o compromisso de assegurar a satisfação dos clientes, quer na ótica do produto quer na do serviço; envolver na sua atividade todos os intervenientes que participam no ciclo de vida dos pneus contribuindo para a mobilidade sustentável; adotar boas práticas nas atividades associadas à gestão do SGPU, promovendo a proteção do ambiente, a prevenção da poluição e contribuindo para a minimização dos impactes ambientais decorrentes das atividades inerentes ao SGPU; respeitar os princípios de gestão estabelecidos nas normas de referência ou em outros requisitos relevantes; e comunicar a política estratégica da Valorpneu de forma a ser compreendida e praticada por todos os que se encontram envolvidos no SGPU.
Para promover a sua atividade e destacar a sustentabilidade do SGPU, a Valorpneu tem vindo a participar num conjunto de iniciativas e ações de prevenção e sensibilização junto da população para prolongar a vida útil dos pneus. A presença da Valorpneu nestes eventos é de extrema importância, pois é importante que os utilizadores de pneus saibam como prolongar a sua vida útil e que no final os devem reciclar, dando-lhes uma nova oportunidade de serem integrados na economia.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever