A Vans, marca original de desportos de ação, anunciou novos compromissos globais para com a sustentabilidade e responsabilidade ambiental, que pretende alcançar até 2030. Em comunicado, a marca avança que quer criar produtos e sistemas circulares que utilizem materiais regenerativos e reciclados, concebidos para reduzir os resíduos e manter os produtos em uso e fora de aterros sanitários.
Para alcançar a sua visão de sustentabilidade até 2030, os compromissos da Vans incluem:
- Até 2030, 100% dos principais materiais da Vans (85% de todos os materiais) serem regenerativos, de origem responsável, renováveis ou reciclados, incluindo borracha, algodão, pele e poliéster.
- Alcançar uma redução de carbono de 43%:
- Reduzir o impacto médio dos principais materiais em 35% até 2025
- Utilizar 50% de poliéster reciclado até 2025
- Obter algodão 100% cultivado de forma sustentável até 2025
Redução da emissão de carbono
Para atingir a meta de redução absoluta de 30% das emissões de carbono de âmbito 3, com ponto de partida em 2017, a Vans pretende:
- Iniciar um processo de práticas agrícolas regenerativas em quintas e explorações que produzem borracha, algodão e pele e, em seguida, usar esses materiais nos nossos produtos
- Explorar alternativas de base biológica com pegada de carbono mais baixa do que os materiais sintéticos tradicionais à base de petróleo
- Converter o poliéster virgem utilizado no calçado, vestuário e acessórios em fontes recicladas
- Eliminar todas as embalagens plásticas de utilização única
- Reduzir o desperdício em todos os pontos do seu modelo de negócio
- Nenhum saco de compras de plástico nos espaços de vendas a retalho até ao final de 2021
- As embalagens restantes serão reduzidas, provenientes de fontes sustentáveis e concebidas para reciclagem
Energia Renovável
A Vans está a trabalhar para converter todas as instalações próprias e geridas para 100% energia renovável até 2025. Em 2017, a empresa iniciou essa transição instalando uma matriz solar de 1 MW na sua sede, obtendo uma certificação platina, do LEED – um dos padrões para edifícios sustentáveis no mundo. Esta missão prolonga-se para além da sede, com o objetivo de ter todas as instalações próprias e geridas convertidas até 2025.
Parcerias
A Vans está a colaborar com parceiros como a Terra Genesis, que produz borracha regenerativa, e a Indigo Ag, que fornece algodão.
Na Europa, a Vans juntou-se à SOLES4SOULS, uma organização sem fins lucrativos que cria empregos sustentáveis e proporciona ajuda através da distribuição de calçado e vestuário a pessoas em todo o mundo. As lojas participantes vão dar oportunidade de deixar pares de sapatos que já não são utilizados.
Comentário da Vans
“Na Vans acreditamos que a sustentabilidade começa com todos nós, mas só pode ser alcançada em parceria”, disse a gestora sénior de sustentabilidade da Vans, Kim Matsoukas.
“Como empresa orientada para o objetivo e enraizada na cultura jovem, estamos a reforçar o nosso compromisso com a criatividade, procurando novas soluções que reinventem o ciclo de vida dos nossos produtos e protejam o ambiente para as gerações futuras. E embora haja mais trabalho a fazer, através da nossa Família Vans, parcerias com a PUR Projet, a Terra Genesis, e outras organizações ambientais líderes, temos orgulho em atingir estes objetivos até 2030, à medida que procuramos criar um futuro mais promissor para o nosso ambiente, as nossas comunidades e o nosso planeta”, acrescentou a responsável.