Consumo Ético

C&A aposta em gama 100% biodegradável

roupa sustentável

A C&A acaba de lançar uma coleção de roupa feita com material 100% biodegradável. O lançamento faz parte da coleção feminina ‘Forever Denim’, de apenas quatro peças, que assinala o compromisso da marca com aquele a que chama “o tecido mais sustentável do mundo”.

Atualmente a marca, que tem como lema “Wear the Change”, já consegue que 67% dos seus produtos sejam mais sustentáveis e tem como objetivo para 2025 que 100% dos seus materiais básicos cumpram esta norma. Esta estratégia tem como base a inclusão na produção das roupas materiais como o algodão orgânico, fibras recicladas (como o poliéster e o nylon proveniente de garrafas de plástico) e a caxemira reutilizada.

A coleção “Forever Denim” utiliza materiais com a certificação Cradle to Cradle nível Platinum, uma certificação com base na circularidade que obriga a respeitar determinados critérios na indústria da moda, como a utilização de algodão 100% orgânico certificado, a ausência de produtos químicos; a utilização de tecidos 100% recicláveis; o fabrico com recursos renováveis e com neutralidade carbónica e ainda a utilização de água em circuito fechado.

“O processo de fabrico das peças, a sua durabilidade e como afetam o planeta em todo o seu ciclo de vida, incluindo quando não são úteis, é uma das principais preocupações da C&A e é com isso em mente que agimos. O nosso objetivo é ir muito mais além e não somente invocar os princípios da moda circular, queremos também partilhar o nosso conhecimento e as nossas experiências a todo o setor e, essencialmente, a todos os consumidores para continuarmos a trilhar caminho em direção a uma moda realmente sustentável e que cuide do nosso planeta”, explica Domingos Esteves, diretor geral da C&A em Espanha e Portugal.