Sustentabilidade

Lanzatech, Total e L’Oréal lançam primeira embalagem de plástico sustentável do mundo

Embalagem sustentavel L`Oreal

Os primeiros frascos sustentáveis do mundo, feitos a partir de emissões industriais de carbono, foram produzidos pelas empresas LanzaTech, a Total e a L’Oréal.

Nesta parceria, cada marca desempenhou uma parte do processo de conversão. A LanzaTech capturou as emissões industriais de carbono e converteu-as em etanol, utilizando um processo biológico. A Total, graças a um processo de desidratação desenvolvido em conjunto com o IFP Axens, converteu o etanol em etileno antes de o polimerizar em polietileno. E a L’Oréal utilizou este polietileno para produzir embalagens com a mesma qualidade e propriedades que o polietileno convencional.

“Este é um sucesso tecnológico que comprova que as emissões industriais de carbono podem ser utilizadas para produzir embalagens de plástico”, lê-se no comunicado enviado às redações.

Para Valérie Goff, vice-presidente sénior polymers da Total “esta parceria é um excelente exemplo de colaboração entre empresas industriais no desenvolvimento dos plásticos do futuro, produzidos a partir de carbono reciclado, e responde a uma forte procura dos nossos clientes”.

As três empresas abriram caminho a novas experiências e querem continuar a trabalhar, em parceria, para aumentarem a produção de plásticos sustentáveis, reduzindo a pegada de carbono.

“Juntos, podemos reduzir a pegada de carbono das embalagens, convertendo as emissões de carbono em produtos úteis, fazendo do carbono de utilização única uma coisa do passado”, refere a CEO da LanzaTech, Jennifer Holmgren.

Por sua vez, Jacques Playe, diretor de embalagem e desenvolvimento da L’Oréal, admite que que o objetivo “é desenvolver uma nova solução de embalagem sustentável” e revela que a marca pretende, até 2024, pretende “utilizar este material sustentável nos frascos de champô e condicionador”.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever