Descarbonização

Navigator promove 12ª edição do Fórum de Sustentabilidade

O 12º Fórum de Sustentabilidade, promovido pela The Navigator Company, vai dedicar-se à discussão sobre a “Proteção Dinâmica da Floresta”.

O 12º Fórum de Sustentabilidade, promovido pela The Navigator Company, vai dedicar-se à discussão sobre a “Proteção Dinâmica da Floresta”, no próximo dia 19 de outubro. Em comunicado, a empresa da indústria do papel explica que pretende assim refletir sobre a forma como uma ocupação sustentável do território pode contribuir para a proteção dos espaços florestais.

Esta sessão dará seguimento ao modelo regional, adotado em 2020, tendo sido Torres Vedras o local escolhido para a realização da 12ª Edição. A escolha decorre da relação existente entre a Empresa e a autarquia, nomeadamente no que diz respeito ao domínio da defesa da floresta contra incêndios e na gestão da área da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira.

O Fórum de Sustentabilidade vai abordar as seguintes temáticas:

  • Proteção e valorização da floresta;
  • Floresta enquanto recurso crucial para o desenvolvimento sustentável de Portugal, a nível social, ambiental e económico;
  • Ocupação sustentável do território;
  • Benefícios da conciliação de diferentes usos do solo– com ênfase na importância da gestão equilibrada dos mosaicos agroflorestais.

O programa contará com duas mesas redondas onde se irão debater diferentes temáticas: uma será dedicada às “Boas Práticas de Gestão Integrada da Paisagem” e a outra abrirá a discussão para o “Valor Económico como Pilar da Proteção da Floresta”.

O diretor do European Forest Institute, Marc Palahí, será o key note speaker do evento com uma intervenção sobre o papel transformacional que as florestas podem desempenhar no combate às alterações climáticas e no desenvolvimento de uma bioeconomia circular.

O evento terá lugar no Teatro-Cine de Torres Vedras e terá, também, transmissão online através do website http://thenavigatorcompany.com/forum-sustentabilidade-2021.