Desplastificação

Mercadona faz balanço da estratégia 6.25 nos últimos 2 anos

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A Mercadona fez recentemente um balanço da redução do plástico e a gestão adequada dos resíduos, no âmbito da Estratégia 6.25. A empresa vai investir um total de 140 milhões de euros até 2025. A insígnia destaca várias medidas que tomou nos últimos dois anos com vista a alcançar um triplo objetivo: reduzir 25% do plástico nas suas embalagens, que todas as embalagens de plástico sejam recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico gerados nos seus processos.

Em comunicado, a Mercadona destaca a eliminação dos sacos de plástico de utilização única em todas as secções, substituindo-os por sacos compostáveis de origem vegetal (-3.200 t/ano). A empresa também eliminou os produtos descartáveis de plástico de utilização única, que foram substituídos por outros fabricados com materiais mais amigos do ambiente (-3.000 t/ano).

A Mercadona e os seus fornecedores estão ainda a melhorar a reciclabilidade das embalagens, como acontece com a família de Papas de fruta variada, agora com embalagem reciclável de monomaterial; ou as Batatas bravas, nas quais se substituiu a base preta da embalagem por uma transparente que facilita a deteção ótica na estação de triagem, uma vez depositada no contentor amarelo, um passo antes da reciclagem.

A empresa tem também procurado por opções mais sustentáveis e inovadoras no seu compromisso de fomentar a economia circular e a reutilização de materiais e recursos. Alguns dos exemplos mais recentes são o Azeite Virgem Extra em spray, onde o “sleever” de plástico foi eliminado (-65 t/ ano), a família completa de pizzas em formato duplo, em que a nova embalagem contempla uma redução de 23% de plástico (-170 t/ano).

Outros exemplos são aqueles em que o plástico foi substituído por outros materiais, como é o caso do molho Thai Chili, que passa de uma embalagem de plástico, para uma de vidro (-33 t/ano); o Creme de avelã-cacau (-97 t/ano) e as maioneses (-774 t/ano); ou o caso dos Ambientadores para automóveis, que são agora feitos de cartão (-27 t/ano).

Outra das estratégias da empresa para reduzir a utilização de plástico virgem é a incorporação de material reciclado nas embalagens, dando assim uma segunda vida às matérias-primas. Exemplo disso são as embalagens do Papel de Cozinha e do Papel Higiénico, nas quais se incorporou 33% de plástico reciclado (-174 e -421 t/ano, respetivamente).

Além disso, a empresa está empenhada na reutilização de embalagens através de “refillers”, tais como o Sabão para as mãos e Cremes para o rosto Regen e Prevent, evitando assim a utilização de 90 toneladas de plástico virgem.

A Mercadona começou a trabalhar na Estratégia 6.25 em 2019 envolvendo todos os colaboradores da empresa. Nos últimos dois anos, a empresa trabalhou para realizar as duas primeiras ações da Estratégia e para cumprir o seu compromisso de transformar todas as suas lojas em Lojas 6.25 em menos de um ano, o que representou um investimento de 30 milhões de euros.

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