Economia Circular

Auchan e MyCloma combatem desperdício têxtil 

Auchan Matosinhos

A Auchan Retail Portugal associou-se à MyCloma, plataforma online de venda de roupa em segunda mão, para combater o desperdício têxtil e promover a economia circular. A empresa tem agora um ponto de venda físico na Auchan de Matosinhos que permitirá aos clientes comprar e experimentar roupa em segunda mão, em bom estado de conservação, a preços acessíveis. A parceria deverá, entretanto, ser alargada a outras lojas.

A MyCloma foi criada por um grupo de empreendedores portugueses e tem como objetivo “promover a economia circular, ajudar o ambiente e evitar o desperdício”. Nesse sentido, a plataforma recolhe as peças “encostadas” em todo o País e coloca-as depois à venda a preços acessíveis, para que ganhem nova vida. Já as peças consideradas “não vendáveis” são doadas, tendo contribuído até agora com mais de 10 000 peças para ONGs locais.

“Promover a economia circular e reduzir o desperdício é um compromisso da Auchan Retail Portugal que procura, todos os dias, encontrar e promover soluções que permitam levar a cabo esta missão”, começa por afirmar Luís Sardinha, responsável do universo têxtil da Auchan Retail Portugal. “Com esta aliança, que arranca, para já, com este projeto piloto na Auchan Matosinhos, mas que pretendemos alargar a outras lojas, reforçamos uma vez mais o nosso compromisso com a sustentabilidade”, sublinha o responsável em comunicado.

Por sua vez, a fundadora da MyCloma, Ana Monteiro, considera que “ter a oportunidade de iniciar um projeto pioneiro em Portugal com uma empresa de referência como o Auchan Retail Portugal é absolutamente estratégico e permitirá reforçar a nossa missão de promover uma economia mais verde e circular no setor têxtil”. A responsável adianta ainda que “esta parceria com a Auchan permite-nos dar um passo importante, não só para a MyCloma, mas também para a mudança de paradigma da compra e venda de roupa usada em Portugal, mercado este que estamos absolutamente convictos que irá crescer nos próximos anos”.

Além de comprar e experimentar a roupa em segunda mão, os clientes podem também entregar as suas peças usadas no ponto de venda da MyCloma na Auchan de Matosinhos. Quem se associar a este movimento recebe em troca um vale de compras no valor de 10 euros para usar nas lojas Auchan.