A DS Smith, fornecedor de soluções de packaging sustentável, lançou a sua nova visão e estratégia de sustentabilidade “Now and Next”, que estabelece compromissos e objetivos para a próxima década.
Através de uma abordagem de sustentabilidade em duas fases (para hoje e para o futuro), a DS Smith afirma que pretende “continuar a promover a transição para uma economia circular mediante a realização de parcerias com clientes, comunidades, governos e pessoas influentes com o objetivo de manter os materiais em uso durante o máximo de tempo possível, reduzir os resíduos e contribuir para a regeneração dos ecossistemas naturais”. Assim, a empresa continuará focada na redução das emissões de CO₂, na proteção da biodiversidade e na redução do consumo de água.
“À medida que damos resposta ao mundo em constante mudança, no qual vivemos e trabalhamos, é fundamental que o nosso impulso para redefinir o packaging continue a colocar a circularidade no centro do nosso negócio. Esta nova estratégia permite-nos ir mais além de termos um sólido modelo de negócio circular internamente, para fornecermos soluções mais circulares aos nossos clientes e à sociedade em geral, substituindo os plásticos problemáticos, reduzindo o carbono das cadeias de fornecimento e disponibilizando soluções de reciclagem inovadoras”, refere Miles Roberts, Group CEO da DS Smith.
A estratégia estabelece quatro pilares-chave, além do compromisso constante de reduzir as emissões de CO₂ em 30%, comparativamente com 2015, e proteger as florestas e a biodiversidade em todos os locais onde opera. As áreas chave desta estratégia incluem produzir até 2023 packaging 100% reciclável ou reutilizável e fazer com que todo o seu packaging seja reciclado ou reutilizado; até 2025, otimizar a utilização de fibras para cada cadeia de fornecimento em 100% das suas novas soluções de packaging e, até 2030, otimizar cada fibra para cada cadeia de fornecimento; reduzir os resíduos e a poluição através de soluções circulares até 2025, através da remoção de mil milhões de artigos de plástico problemático das prateleiras dos supermercados, remover 250 mil camiões das estradas, trabalhar com parceiros para encontrar soluções para o packaging “difícil de reciclar”; e capacitar as pessoas para liderar a transição para uma economia circular.
A DS Smith é um dos 16 parceiros estratégicos da Fundação Ellen MacArthur.