Energias Renováveis

Energia renovável produzida em fevereiro atinge máximo desde 1979

Energia renovável produzida em fevereiro atinge máximo desde 1979

A REN – Redes Energéticas Nacionais anunciou que em fevereiro foi atingido o valor mais alto desde abril de 1979 quanto à produção de energia renovável. A energia hidráulica atingiu o maior valor de sempre, noticia a agência Lusa.

De acordo com a REN, “a produção renovável abasteceu 88% do consumo de energia elétrica em fevereiro, incluindo saldo exportador, e a não renovável os restantes 12%”, pelo que se trata “da percentagem renovável mais elevada desde abril de 1979”.

“O saldo de trocas com o estrangeiro, exportador, equivaleu a cerca de 20% do consumo nacional”, de acordo com a empresa energética.

Em janeiro e fevereiro, “a produção renovável abasteceu 79% do consumo, repartida pela hidroelétrica com 42%, eólica com 30%, biomassa com 5% e fotovoltaica com 2%”.

Por sua vez, a produção não renovável “abasteceu 21% do consumo, fundamentalmente com gás natural, representando o carvão apenas 2%”. O saldo de trocas com o estrangeiro, exportador, terá sido de cerca de 6% do consumo nacional.

Em janeiro tinham sido batidos os recordes de consumo de eletricidade, com um crescimento homólogo de 2,7%. No entanto, em fevereiro, o consumo de energia elétrica apresentou “uma contração homóloga de 3,1%, devido fundamentalmente ao efeito de ano bissexto, com menos um dia este ano”. Quando corrigida a “temperatura e os dias úteis, a queda atenua-se para 0,8%, não se verificando efeito significativo do confinamento devido à pandemia”.