Descarbonização

Grupo de cruzeiros Costa inicia utilização de biocombustíveis

Grupo de cruzeiros Costa inicia utilização de biocombustíves

O Grupo Costa, operador europeu de cruzeiros com as suas duas empresas Costa Cruises e AIDA Cruises, vai começar a testar a utilização de biocombustíveis a bordo de um dos navios da AIDA Cruises. A decisão surge após a criação de um departamento dedicado à descarbonização.

Em comunicado, o grupo revela ainda que a AIDAprima tornou-se o primeiro navio de cruzeiro de grande escala a ser abastecido com uma mistura de biocombustível marinho, produzido com matérias-primas 100% sustentáveis, como óleo de cozinha reciclado e óleo gás marinho (MGO) durante as escalas em Roterdão.

O parceiro de cooperação é a GoodFuels, empresa holandesa pioneira em biocombustíveis, com a qual o Grupo Costa vai desenvolver uma parceria a longo prazo. O AIDAprima encontra-se atualmente a navegar, realizando viagens de sete dias para as cidades da Europa Ocidental e para a Noruega de/para Hamburgo.

Para além da utilização de biocombustíveis, o Grupo também vai incluir a instalação da primeira célula de combustível a bordo do AIDAnova e o comissionamento do que é atualmente o maior sistema de armazenamento de baterias em navios de cruzeiro com capacidade de dez megawatts-hora a bordo do AIDAprima.

Além disso, o Grupo Costa está a concentrar-se na expansão e aumento da utilização de energia em terra nos portos onde a infraestrutura já está disponível.