Descarbonização

Portugal já captou 32,7 milhões para projetos sobre Clima, Energia e Mobilidade no Horizonte Europa

Re-Source seleciona dez start-ups de nove países para promover a reciclagem de resíduos

A Agência Nacional de Inovação (ANI) anunciou que, no âmbito do programa Horizonte Europa, Portugal já captou 32,7 milhões de euros para projetos em áreas de Clima, Energia e Mobilidade.

Segundo o explicado, na última de resultados, 21 entidades portuguesas angariaram 12,5 M€ em 11 projetos, destacando a ANI o projeto HYFUELUP.

De acordo com o anunciado, com um financiamento de 10,3 milhões de euros, o projeto junta 11 entidades internacionais, pretendendo desenvolver-se uma tecnologia de conversão de resíduos (florestais, por exemplo) em biocombustível 100% renovável para frotas de pesados de mercadorias.

“HYFUELUP é liderado pelo Laboratório Colaborativo BIOREF, num consórcio internacional de 11 entidades académicas e empresarias. Conta com quatro parceiros portugueses: o Laboratório Nacional de Energia e Geologia, o Instituto Politécnico de Portalegre, a DouroGás Renovável e a Circlemolecule”, sintetiza-se em comunicado.

“São resultados que continuam a consolidar a competitividade nacional em concursos europeus. Esta área é muito importante para o Pacto Ecológico Europeu, agora mais urgente numa altura em que a Europa procura reduzir a sua dependência energética de terceiros”, afirma Joana Mendonça. A presidente da ANI destaca ainda que “é um Laboratório Colaborativo a liderar o único projeto com coordenação nacional aprovado nesta ronda de resultados, o que demonstra a importância do papel dos CoLAB no sistema de inovação”.