A iniciativa surge para reforçar o posicionamento da APPM junto dos profissionais do setor, garantindo formação certificada e irá focar-se em temas estruturantes do marketing e nas mais recentes tendências que exigem conhecimento técnico específico e uma constante renovação de conhecimento.
De acordo com Rui Ventura, presidente da APPM, “esta parceria surgiu sobretudo de um casamento de vontades. A APPM tinha vontade de lançar um projeto de formação avançada, muito centrado numa componente experiencial, que desse mais ferramentas aos profissionais de Marketing, sobretudo em novas áreas. Nesse sentido, a IFE abordou-nos para fazermos algo diferenciador e nós achámos que faria todo o sentido, uma vez que a IFE tem esse know-how no mercado há muitos anos e também uma confiança à volta da marca IFE que também existe com a APPM. Achámos que seria uma parceria win-winpara ambas as partes”.
Por sua vez, Raquel Rebelo, Country Manager do Grupo IFE, revela que “a IFE assegurará a coordenação pedagógica e garantirá a certificação das formações. Sendo a IFE uma empresa de formação credenciada e especializada na valorização e desenvolvimento das competências e na melhoria da performance dos profissionais em diversas áreas de atuação, tem o know-how necessário para tornar a Marketing Academy uma realidade, encabeçando o planeamento e coordenação do projeto.”
Os cursos da Marketing Academy funcionarão por módulos com diferentes cargas horárias, que irão cobrir um conjunto de disciplinas de Marketing, Comunicação e Gestão, desenhados para diferentes níveis deexpertise dos formandos.
Ao nível do corpo formativo, a Marketing Academy irá contar com um conjunto de profissionais especialistas nas diferentes áreas de conhecimento. “No geral, pretende-se oferecer um ambiente experiencial, demonstrativo e com um elevado grau de trabalhos práticos e apresentação de case studies que promovam o diálogo e a discussão de ideias entre formandos e formador”, referem a IFE e a APPM.
Raquel Rebelo, responsável pelo Grupo IFE, refere ainda que “as formações foram desenvolvidas tendo em consideração a necessidade permanente que os profissionais de marketing têm em desenvolver novas competências e adquirir know-how operacional, acompanhando as tendências de gestão. Temas como o digital business models, social media metrics, corporate blogging, email marketing e mobile marketing serão explorados em training sessions de 6 horas divididas em dois dias e meio, ajustando-se às agendas super preenchidas destes profissionais. Adicionalmente, propomos uma certificação emcomunnity management com a duração de nove meses e com o objetivo de atribuir um diploma de validação das competências adquiridas a profissionais que exercem ou pretendem exercer esta função, recente nas organizações, para a qual não existe formação de base nas universidades”.
Raquel Rebelo revela também que serão disponibilizados alguns cursos de especialização com a duração de seis meses, “em áreas onde o marketing é crítico como é o caso do marketing de vinhos, do marketing agrícola ou do marketing gastronómico”.
Questionada sobre os benefícios destas formações para os marketeers que trabalham as áreas da logística e dos transportes, a Country Manager do Grupo IFE defende que “a Marketing Academy não foi desenhada especificamente a pensar nas necessidades dos profissionais de um determinado sector de atividade mas, considerando a oferta apresentada, qualquer uma das formações vai ao encontro das necessidades dos marketeers da logística e dos transportes”.
Para Rui Ventura, as expectativas para o projeto “são sobretudo lançar vários cursos até ao final do ano, que se traduzam, esperamos nós, em cursos abertos, efetivos. Não só anunciá-los, mas fazer com que eles existam, preenchendo os cursos com formandos e com isso contribuir para que os profissionais de Marketing em Portugal possam melhorar a sua performance, com ferramentas de trabalho atualizadas”.