Transportes

Associações de transportes europeias querem mais financiamento da UE

União Europeia lança programa-piloto para ajudar as cidades a chegarem à neutralidade carbónica

A FEPORT juntou-se a 28 outras associações de transportes europeias para pedir ao Parlamento Europeu e ao Conselho Europeu um aumento do financiamento previsto no âmbito do Connecting Europe Facility (CEF).

De acordo com a FEPORT, é preciso aumentar a consciencialização para o papel dos transportes na economia. “O transporte é um facilitador do crescimento económico e do emprego, sendo atualmente responsável por 20 milhões de empregos e por 10% do emprego da União Europeia.”

“Não podemos custear a paragem dos esforços para completar a TEN-T porque isso iria comprometer a integração de diferentes formas de transporte e a eficiência das cadeias logísticas na Europa. As nossas trocas externas e internas iriam certamente sofrer as consequências de uma menor ambição no que diz respeito a financiamento da UE”, refere Lamia Kerdjoudj-Belkaid, Secretária Geral da FEPORT

A iniciativa TEN-T inclui um conjunto de políticas aprovadas pela União Europeia em 2014 para o setor dos transportes e que pretende preencher as lacunas existentes nas redes de transportes dos Estados-Membros. Esta iniciativa dispõe de um orçamento de 24,05 mil milhões de euros até 2020.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever