As bicicletas e as trotinetes elétricas poderão vir a integrar a rede de transportes públicos da cidade de Lisboa. A notícia foi avançada pelo vereador para a Mobilidade e Segurança da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar em declarações ao Jornal Económico.
De acordo com o semanário, a ideia está a ser estudada, prevendo-se que as bicicletas Gira passem a integrar a rede de transportes da capital. “Já estamos a dar esse passo com as bicicletas Gira”, revelou Miguel Gaspar.
“O ano passado desenvolvemos um serviço que permite perguntar se um utilizador da bicicleta Gira tem ou não tem um passe [para os transportes públicos] válido. Isso vai permitir-nos, quando o sistema funcionar de forma completa, discriminar positivamente quem tiver o passe. Quem tiver o passe da rede pública de transportes, terá condições de acesso à rede de bicicletas Gira mais favoráveis – esse é o primeiro passo de integração que estamos a desenvolver”, diz ainda.
O autarca revela ainda que para além das bicicletas, a integração das trotinetes na rede de transportes públicos de Lisboa poderá vir a ser uma realidade. “Porque é que não há um passe de transporte público mais umas viagens de táxi ou viagens de bicicletas ou trotinetes? É esta conversa que temos tido com os operadores destes transportes e estamos a tentar construir este modelo”, afirmou.