O porto de Rio Grande, no Brasil, registou no passado mês de abril a maior movimentação de mercadorias mensal da sua história. De acordo com a revista Conexão Marítima, em abril de 2015 passaram pelo porto brasileiro 4 000 805 toneladas de mercadorias.
Os granéis sólidos foram os principais produtos movimentados, atingindo números superiores a três milhões. A colheita de soja de Rio Grande do Sul foi a principal responsável pela obtenção desse marco.
“Só a soja em grão representou 1 806 293 toneladas. O óleo de soja representou 36 999 toneladas e o farelo do tipo lowpro movimentou 242 817 toneladas. Embora a soja seja o principal produto desse período, também se obtiveram bons resultados com o trigo e o milho, cada um com mais de 60 mil toneladas”, indicou o superintendente do porto brasileiro.
“O porto de Rio Grande vai bem quando a produção agrícola também vai. Estamos a viver uma colheita de soja histórica e isso reflete-se na movimentação portuária. Nunca tivemos um mês com registos acima dos quatro milhões de toneladas e estamos satisfeitos que a nossa estrutura tenha conseguido absorver esse número com mínimos impactos para a sociedade”, referiu o superintendente do Porto de Rio Grande, Janir Branco, citado pela revista.