CeMAT de 19 a 23 de maio em Hannover

CeMAT  de 19 a 23 de maio em Hannover

A CeMAT, maior feira na área da logística a nível mundial, irá realizar-se entre os dias 19 e 23 de maio, em Hannover, Alemanha. Um evento que junta os maiores players do mercado internacional e onde são lançadas tendências, tecnologia de ponta e inovação. A LOGÍSTICA E TRANSPORTES HOJE esteve presente na conferência de apresentação da CeMAT 2014 – na Deutsche Messe, recinto do evento – e ficou por dentro do que vai ocorrer durante os cinco dias de feira. Primeiro, os números mais relevantes. Depois, os desafios e inovações.

Informação, vendas, mostras, comunicação, reuniões e mais reuniões. A maior feira de logística do mundo é tudo isto e muito mais. Ciente disso, a organização decidiu, este ano, criar cinco áreas distintas para uma melhor perceção da oferta da feira. Move & Lift, Store & Load, Pick & Pack, Logistics IT e Manage & Service. Christoph Beumer, presidente do comité executivo da CeMAT, fala sobre estas categorias. “Na área Move & Lift, teremos, entre outros, produtos como empilhadores manuais de paletes, gruas, elevadores. Os últimos lançamentos estarão aqui expostos. Na Store & Load, destaque para as soluções de automação para armazéns mais evoluídas do mercado. A área Pick & Pack será destinada a máquinas de picking e paletização. É um sub-ramo da logística que trará novidades enormes para o mercado, nomeadamente no que diz respeito ao meio-ambiente. Quanto à Logistics IT, destaque para tudo o que é software desenvolvido para a logística e que, atualmente, permite a este setor uma maior eficácia e eficiência. No seu portátil, tablet ou smartphone será possível controlar todo o universo logístico de uma empresa. A finalizar, o Manage & Service, onde poderemos mostrar ao nosso visitantes toda a cadeia de valor existente. Será uma enorme mais-valia”, detalhou.

Desafios na logística do futuro

Christoph Beumer abordou também os principais desafios e questões que se colocam no seio da logística. Para o responsável, a “automação é vital”. “É um ponto essencial, tanto na distribuição, picking, paletização, despaletização…é um passo que os players nesta indústria sabem que é inevitável”, começa por dizer. De seguida, a ligação entre os vários processos da logística e transporte. “A logística e os transportes não podem funcionar de forma isolada. Hoje, tudo deve estar integrado para que as encomendas demorem o menor tempo possível a chegar aos clientes. Estes estão mais exigentes, e nós devemos acompanhar essa exigência. A ligação entre armazéns e transportes deve ser ainda mais eficaz do que aquilo que já é atualmente”, alertou. Outro aspeto referenciado pelo presidente do comité executivo da CeMAT teve que ver com as “soluções sustentáveis” e “amigas do ambiente”. Para Beumer, atingir os mais altos níveis de produção não serão um objetivo isolado. “Sem sustentabilidade, o negócio não dará frutos. Consumir menos energia, utilizar materiais amigos do ambiente são metas que deveremos procurar atingir com afinco”, finalizou.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever