Ao abrigo do programa de Transporte Colaborativo, depois de terminar a respetiva entrega, o camião, gerido por um prestador de serviços de logística de terceiros, recolhe as paletes vazias de um parceiro da CHEP para efetuar a entrega a outro cliente da CHEP. Este processo pretende acabar com as deslocações dos camiões vazios e reduzir os custos de transporte.
William Stobart, CEO da Eddie Stobart Limited, um dos nove prestadores de serviços de logística envolvido no programa no Reino Unido, defende que “cada cadeia de fornecimento de uma empresa é diferente e única e cada iniciativa varia de acordo com a dimensão e a escala, mas, no fim de contas, o objetivo é reduzir as distâncias de transporte e os trajetos sem carga em toda a rede, o que beneficia todas as pessoas envolvidas, bem como o ambiente. Temos imenso prazer em ser um dos parceiros envolvidos no programa e esperamos consolidar os objetivos atingidos até agora.”
Frédéric Fimbel, que lidera o programa de Transporte Colaborativo na CHEP Europa, sublinha que “cada iniciativa varia de acordo com a dimensão e a escala, mas, em última análise, o objetivo de reduzir as distâncias de transporte e os trajetos sem carga em toda a nossa rede beneficia a CHEP, os nossos clientes e o ambiente. Os clientes apercebem-se de que, ao partilhar o transporte connosco, poupam ainda mais e fazem algo bom para o ambiente ao mesmo tempo. Nos últimos 12 meses, estivemos em colaboração neste programa com 85 empresas por toda a Europa.”