Desde que iniciou a sua operação no Porto de Aveiro, a CP Carga S.A já transportou mais de 10 mil toneladas de mercadorias, numa média de quatro composições por dia, dos mais diversos materiais (desde pasta de papel a madeiras).
Para Rocha Soares, Presidente do Conselho de Administração CP Carga, a presença da empresa nesta ligação ferroviária e consequente aumento da movimentação de cargas por ferrovia através da CP Carga vem «não só permitir um acesso facilitado à distribuição no corredor Aveiro-Salamanca, como também potenciar a matriz industrial de Aveiro, dinamizar a actividade do Porto e aumentar o seu hinterland até à região de Castela e Leão».
A mesma opinião é partilhada pelo Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, José Luís Cacho, que «com a entrada em funcionamento da ligação ferroviária, estima que 15% do tráfego de mercadorias que actualmente é feito por estrada passe para o comboio, valor que poderá aumentar para os 40% com as mercadorias transportadas no hinterland até Espanha. Isto significa que o Porto de Aveiro vai passar a receber meia centena de composições de mercadorias por semana».
Face a este cenário, a CP Carga prevê, já em 2011, estar a um ritmo de actividade na ordem dos 6 comboios/dia, em fluxos de logística mais massificada como: contentores, materiais de construção, matérias-primas e produtos de fileira florestal.
A evolução da actividade deverá situar-se entre 5 a 10% ao ano, nos primeiros cinco anos, estando o ritmo de crescimento da actividade dependente do nível de competitividade do Porto de Aveiro e das soluções logísticas instrumentais a ele dirigidas.
A confirmarem-se os níveis de actividade esperados para 2011, representará para a CP Carga S.A ganhos em volume de negócio entre 6 e 9% e em termos de eficácia ambiental, na qual o transporte ferroviário tem uma vantagem de 5 para 1, será gerada uma poupança entre os 10 500 000€ e 15 750 000€ naquele ano, segundo indicadores da UIC (Internacional Union of Railways).