Comunidade Portuária de Setúbal

CPS defende que capacidade do Porto de Setúbal para contentores é suficiente para os próximos 20 anos

CPS defende que capacidade do Porto de Setúbal para contentores é suficiente para os próximos 20 anos

“A capacidade do Porto de Setúbal para contentores é suficiente para os próximos 20 anos e deverá ser esgotada primeiro”, defendeu a Comunidade Portuária de Setúbal (CPS) durante a conferência “Porto de Setúbal – A resposta imediata – Uma estratégia portuária coerente”, que decorreu no dia 4 de dezembro, no Fórum Luísa Todi. 

A ideia de que Setúbal apresenta todas as condições para complementar a oferta existente e, assim, responder ao desafio do Governo de aumentar o movimento de contentores em portos nacionais de 2,2 milhões para 6,5 milhões, até 2020, sem qualquer investimento adicional, foi uma das ideias debatidas durante a sessão.

O estudo apresentado por José Augusto Felício, presidente do Centro de Estudos de Gestão do ISEG, sobre “A análise comparativa de serviços de contentores do Porto de Setúbal com o Porto de Lisboa”, revela que o transporte de carga para a margem norte do Tejo é mais rápido se for feito a partir de Setúbal, do que a partir da Trafaria ou do Barreiro, e que a distância entre Setúbal e Lisboa, por via ferroviária, é mais curta do que a distância entre Barreiro e Lisboa ou Trafaria e Lisboa.

“Ou seja, para fazer face ao aumento do movimento de contentores de hinterland nos próximos 20 anos na região sul de Portugal não é necessário qualquer investimento adicional, mesmo que se transfiram cargas dos terminais da margem norte de Lisboa. A capacidade atual do terminal de contentores do Porto de Setúbal já responde à procura prevista para os próximos 20 anos na região Lisboa/ Setúbal, de acordo com o histórico e os estudos de tráfego existentes e, não menos importante, sem investimento”, explica a CPS.

O Porto de Setúbal tem um dos maiores terminais de contentores do país, a trabalhar a cerca de 25% da capacidade neste segmento e a 50% nos segmentos de carga geral e granéis. O terminal movimenta atualmente 70 000 TEU por ano e tem investimentos feitos para uma capacidade de 250 000 TEU por ano, com capacidade de expansão para chegar até um ou dois milhões de TEU por ano.

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