Embalagem

DHL repensa a embalagem

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A DHL apresentou o “Rethinking Packaging”, o novo relatório de tendências que oferece uma visão abrangente do futuro das embalagens na indústria logística e onde detalha as tendências que aceleram a necessidade de repensar as embalagens, como as indústrias e as suas necessidades de embalagem estão a evoluir, e fornece insights sobre como a inovação na área das embalagens vai originar operações logísticas mais verdes e eficientes em todos os setores.

Impulsionado pela globalização e o e-commerce, o volume geral de produtos expedidos está a crescer, e as embalagens estão a viajar por redes logísticas internacionais mais longas e complexas.

Este estudo, conduzido pela DHL junto dos seus clientes e parceiros, demonstra que, para nove em cada 10 empresas, as embalagens irão desempenhar um importante papel nos próximos três a cinco anos. Expedição de encomendas expresso e os serviços de subscrição cada vez mais populares, resultam em envios frequentes de itens únicos, contribuindo para um aumento das emissões de carbono e desperdício de embalagens.

A diversidade e produtos de e-commerce tem conduzido a novos desafios nos envios e embalagens. Os clientes questionados veem-se confrontados sobre como manter os custos de embalagens a um nível razoável, gerir o número de encomendas danificadas em trânsito, bem como otimizar a capacidade de transporte disponível.

A procura por encomendas mais sustentáveis está a impulsionar novos esforços para minimizar o desperdício, promover materiais ecológicos e implementar sistemas de reciclagem. Os principais retalhistas estão a responder a estas expetativas ao fornecer materiais recicláveis, capitalizando esta nova oportunidade para conquistar o cliente com embalagens acessíveis e esteticamente agradáveis.

Matthias Heutger, SVP, Global Head of Innovation & Commercial Development da DHL, explica que “a rapidez com que as necessidades das empresas, dos consumidores e da envolvente externa mudam, aumenta os custos e reduz a eficiência”. Por isso, o responsável acredita que “a adoção de novas ferramentas de otimização das embalagens, materiais e tecnologias de manuseamento irão ampliar significativamente a eficiência e a produtividade”.

DHL repensa a embalagemEm todas as indústrias, a procura por embalagens tem vindo a crescer. Nos setores automóvel e tecnológico, as cadeias de abastecimento devem evoluir para acomodar o crescente volume de componentes delicados e de elevado valor. Na área da saúde, os profissionais de logística devem assegurar uma entrega segura e adequada de medicamentos e dispositivos que salvam vidas nos hospitais, comunidades e nos lares dos pacientes. À medida que o e-commerce substitui o comércio tradicional, a embalagem entregue à porta é agora o ponto crítico de contacto entre os consumidores e as marcas.

O estudo da DHL conclui, assim, que o setor da logística irá desempenhar “um papel fundamental na redução dos custos, contratempos, e impacto ambiental das embalagens”. Por isso, deverá adotar novas tecnologias, materiais e processos em toda a cadeira de valor.

E a DHL dá exemplo de como isso mesmo deverá acontecer:

  • Otimização das embalagens
    Os envios que não estão completamente cheios são a principal causa de danos nos produto e prejuízos para as medidas de custo e sustentabilidade. Neste sentido, as empresas estão a introduzir softwares que calculam com precisão a melhor proporção possível de itens, caixas e paletes e depois comunica os resultados diretamente ao recetor. O OptiCarton por exemplo, a inovadora ferramenta de otimização de densidade das embalagens da DHL, maximiza o espaço da caixa e da palete ao selecionar e organizar com mais eficiência embalagens com base no tamanho e no peso.
  • Automação de embalagens
    Processos de descarga automatizados, modernos sistemas de embalagem e etiquetagem, e robôs colaborativos para aliviar a carga excessiva das embalagens sazonais e as necessidades de contratação permitirá às empresas equilibrar o crescente mercado do e-commerce com uma força de trabalho envelhecida.
  • Materiais de embalagem sustentáveis
    Na pesquisa da DHL aos clientes, a maioria dos respondentes indicou que a introdução de materiais de embalagem mais sustentáveis é a sua prioridade número um num futuro próximo. A pesquisa de alternativas ecológicas para envelopes de plástico retrátil e de uso único, bem como embalagens de alimentos sustentáveis, está a acelerar, enquanto o equilíbrio entre custo e conveniência do cliente está a provar ser um desafio para os retalhistas.
  • Embalagens reutilizáveis e logística reversa
    A adoção de materiais reutilizáveis e programas de reciclagem em ciclo fechado para eliminar o desperdício tem aumentado, no entanto, mantém-se alguns desafios. As indústrias que consideram construir um sistema de embalagem reutilizável economicamente viável precisam de pensar no tamanho dos materiais de embalagem, o design dos sistemas para a limpeza, na inspeção e manutenção de contentores e no custo, velocidade e facilidade do uso de processos de logística reversa.
  • Embalagem inteligente
    As tecnologias de embalagem inteligente, tais como etiquetas ou rótulos inteligentes e as medidas de proteção dos produtos na última milha, reforçam a ligação entre o cliente, a cadeia de abastecimento e a embalagem através de atualizações em tempo real na sua condição e localização.

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