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Equilibrar a balança com o fim das taxas da UPU na L&TH

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A China beneficia há vários anos de taxas favoráveis nos envios de correspondência e encomendas postais, graças à União Postal Universal (UPU). Estas taxas têm permitido que as compras online provenientes do país asiático cheguem ao mercado europeu por valores considerados por vários países como “injustos”.

A nova tabela de preço deveria entrar em vigor em 2021, mas o COVID-19 pode vir atrasar tudo novamente.

No Seminário da GS1 Codipor Portugal ficámos a saber que partilhar ativos e riscos, ser mais eficiente e, com isso mais ágil é a solução apontada pelos especialistas do setor responder aos desafios atuais (e futuros) da cadeia de abastecimento.

Por isso, entrevistámos, igualmente, o presidente-executivo da GS1 Portugal que garantiu que o “velhinho” código de barras continua atual e utilizável. Por isso, João de Castro Guimarães salienta que, integrado em tecnologias como a machine learning, a codificação vai incrementar a rastreabilidade dos produtos, auferindo uma maior segurança, quer a empresas quer aos consumidores.

Sujeito às grandes transformações tecnológicas que o setor da logística atravessa, o negócio de movimentação de cargas esforça-se por inovar constantemente, através de soluções robóticas, automatização de processos e sistemas energéticos que garantem a autonomia dos equipamentos. Os players do mercado ouvidos para esta edição revelaram que as maiores preocupações, numa área que se destaca pelo desenvolvimento de novos produtos e funcionalidades, se centram no aumento da produtividade e na sustentabilidade ligada à eficiência energética.

Nos armazéns, a par da sempre requerida preocupação com a segurança informática dos dados e de toda a infraestrutura, a mobilidade, a automatização e a digitalização de processos são atualmente os grandes drivers que movimentam o negócio. O objetivo é alcançar uma gestão totalmente integrada dos armazéns e dos fluxos de mercadorias, agilizando processos e reduzindo erros e tempos de entrega. Um desafio que tem ainda muito que evoluir, até que se atinja a massificação da integração das plataformas com a robótica.

As mais recentes plataformas online vão muito além das tradicionais Bolsas de Carga, que funcionavam só para os transportadores, oferecendo cada vez mais serviços e permitindo também a ‘entrada’ à indústria e comércio para as ajudar a encontrar os melhores serviços de transporte. Nesta edição da LOGÍSTICA&TRANSPORTES HOJE trazemos-lhe empresas de grandes grupos internacionais que coexistem com plataformas nacionais mais pequenas, mas com ofertas diversificadas.

A DB Schenker preparava a abertura de um novo terminal terrestre em Aveiro, para servir a região centro do país, e está a ultimar um investimento de cinco milhões de euros na área da logística contratual, em Portugal. Dizemos “preparava, porque o COVID-19 veio adiar, como tantos outros projetos nas mais diversas áreas, a abertura para mais tarde. Falámos com managing director da DB Schenker Portugal, Luís Marques, e o air freight manager da empresa, no Porto, Henrique Santos.

Na Alemanha, mais concretamente, na cidade portuária de Hamburgo a estratégia é simples: elétrica. Apresentado, ou melhor, antecipado que foi o novo empilhador EFG P30i, este só chegará ao mercado em 2021.

O pós-viagem a terras germânicas foi o mote para entrevistar o managing director da Jungheinrich Portugal, Mark Wender. À LOGÍSTICA&TRANSPORTES HOJE, o responsável pela operação portuguesa levantou um pouco do véu de como como é que a empresa pretende chegar ao anunciado objetivo de ser “líder de mercado”.

A opinião pertence a Gustavo Machado Dias, advogado da CRS Advogados.

Boas leituras!

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