A DB Schenker, empresa especializada na gestão da cadeia de abastecimento e logística, anunciou que assinou um acordo com a Avolta, especialista em experiências de viagem, para utilizar biocombustível marinho no transporte de mercadorias entre a Europa e os Estados Unidos da América (EUA).
Segundo o comunicado de imprensa, o acordo é o primeiro contrato deste género para a DB Schenker na Península Ibérica. No entanto, a comunicação adianta ainda que outros contratos vão ser fechados nos próximos meses.
A partir de agora, “todos os contentores que a Avolta transporta com a DB Schenker nesta rota serão transportados com baixas emissões através da aplicação de biocombustíveis marinhos à base de resíduos e de unidades adicionais de biocombustíveis marinhos, a fim de obter uma compensação adicional das emissões de biocombustíveis a montante”, avança a nota de imprensa.
Esta alteração poderá evitar mais de 150 toneladas de emissões de CO2e, tendo por base o volume de contentores da Avolta em 2030 nesta rota.
O combustível utilizado é conhecido como éster metílico (UCOME) e é baseado em fontes renováveis e sustentáveis, principalmente óleo de cozinha usado.
A aplicação será orientada pelo sistema “Book & Claim”, um conjunto de princípios que foram desenvolvidos através de um processo global com várias partes interessadas e validação por terceiros para “garantir que a utilização deste modelo de cadeia de custódia tem total rastreabilidade e credibilidade, bem como um impacto climático demonstrável”, refere a nota de imprensa.
Para Miguel Ángel de la Torre, Head of Ocean Freight da DB Schenker no Cluster Ibéria, “a nossa missão é ajudar, facilitar e orientar os nossos clientes na sua transformação para a sustentabilidade e, nesta ocasião, disponibilizamos este biocombustível para converter o seu transporte de mercadorias num transporte de baixas emissões. Desta forma, o nosso cliente Avolta não está apenas a liderar esta mudança e a contribuir para a redução das emissões, mas também a antecipar os novos regulamentos e benefícios associados que se irão reforçar nos próximos anos”.
Isabel Zarza, CEO da Avolta para a Europa do Sul, explicou que: “estamos a dar um forte passo no sentido da descarbonização do nosso transporte marítimo e do transporte em rota. Este acordo representa o ponto de partida da transição para o biocombustível no transporte marítimo, o que contribuirá para descarbonizar as nossas emissões logísticas”.
E continua: “planeamos aumentar o volume de contentores transportados com biocombustível, fazendo avançar a indústria do transporte marítimo de baixas emissões”.