A Equipa de Resposta a Catástrofes do Deutsche Post DHL Group vai alargar o período de permanência no Nepal até final de maio. Esta decisão surge na sequência da ocorrência de outro terramoto, a 12 de maio, que agravou a situação que se já se vivia naquela região.
“Ativada em menos de 48 horas após o primeiro sismo que ocorreu no passado dia 25 de abril, a equipa vai continuar a desempenhar um papel fundamental na garantia da operacionalidade do Aeroporto Internacional de Kathmandu. Sendo o único aeroporto internacional do país, este é a principal porta de entrada para os bens de socorro enviados para o Nepal”, explica o Deutsche Post DHL Group em comunicado.
A equipa constituída por 18 voluntários da DHL, todos especialistas em logística e treinados para a gestão de catástrofes, foi colocada em três frentes e encarregue de coordenar as operações de logística dos bens recebidos de todo o mundo que chegam ao Aeroporto Internacional de Kathmandu.
Ao longo das últimas três semanas a equipa já geriu mais de 2000 toneladas de bens de socorro, tratando da respetiva triagem e transporte para armazéns aeroportuários geridos pelo Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, para posterior distribuição pelas ONG’s.
Segundo Chris Weeks, diretor de Assuntos Humanitários do DPDHL Group, “estamos perante uma sucessão de terramotos fortes e por isso o apoio no local deve continuar por mais algum tempo. A Equipa de Resposta a Catástrofes trata de uma parte crucial no processo de ajuda de emergência. Quando chegámos ao local, pela primeira vez, tivemos de descongestionar toda a área de asfalto que rapidamente foi preenchida com bens de socorro – isto é crítico em situações de emergência. Se não o tivéssemos feito provavelmente o aeroporto teria fechado nas primeiras 48 horas após o terramoto e as ONG’s teriam sido incapazes de localizar os bens de socorro. A equipa implementou ainda um sistema para otimizar os recursos limitados e tornar o processo logístico o mais rápido possível.”